NOTÍCIA ANTERIOR
Chuva provoca alagamentos e quedas de árvores na Região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Metrô Leve deve utilizar monotrilho
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/02/2011 | Setecidades
Corredor Metropolitano ABD recebe novos ônibus
Os 26 novos ônibus que serão utilizados em 13 linhas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus Jabaquara) foram entregues nesta segunda-feira (21/2). Os veículos são equipados com motor eletrônico que garantem menor emissão de gases.

Do total entregue, 11 veículos são articulados, com capacidade de transportar 116 passageiros, e o restante, comporta até 99 usuários do sistema. “O objetivo é oferecer mais conforto para o cidadão. Agora temos 100% da linha que atende Jabaquara a Ferrazópolis com ar condicionado”, salientou o governador Geraldo Alckmin.

A Metra, que possui a concessão de operação do Corredor, investiu R$ 14 milhões na compra dos veículos. “Há também a preocupação com os passageiros portadores de necessidades especiais. Os novos ônibus têm espaço para cão guia e rampa de acesso para cadeirantes”, disse Alckmin.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, presente no evento, destacou que o ABCD merece atualização do transporte coletivo. “Acho que é uma modernização importante, mas que na verdade demorou para chegar. Acrescentar novos ônibus é importante para melhor a qualidade, inclusive o tempo de espera”, afirmou.

Quanto à questão da eletrificação de todo o Corredor Metropolitano, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, destacou que ainda não há data para que isso ocorra. “Temos 11 quilômetros prontos e outros 22 que precisam ser concluídos”, disse.

De acordo com Fernandes, o governo do Estado está negociando com a AES Eletropaulo para que haja uma concessão especifica para o ABCD. “Nossa ideia é terceirizar esse serviço, para que a Metra também seja responsável por possíveis manutenções na rede, que hoje são feitas pela fornecedora de energia”, disse.

Novas paradas - O governador e o secretário conheceram o novo sistema de paradas elaborado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). No novo projeto, o usuário carregara o bilhete em uma máquina moedeira (moedas), que dispensará o cartão unitário com a passagem.

De acordo com Fernandes, a nova parada pode ajudar a diminuir o tempo em que os ônibus ficam estacionados nos pontos, pois poderá abrir todas as portas para embarque e desembarque. “O Metrô não fica mais de 20 segundo na plataforma, os ônibus ficam um minuto e meio”, exemplificou.

Cada nova parada está orçada em R$ 20 mil. Em quatro anos as 111 paradas do Corredor ABD devem ser modernizadas. “O que nos foi apresentado hoje é um protótipo que pode ser melhorado e até o valor barateado, caso tenha encomenda de 100 paradas”, disse o secretário.

Por Vladimir Ribeiro - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.