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DATA DA PUBLICAÇÃO 20/08/2014 | Setecidades
Corredor Leste-Oeste vai melhorar trânsito; obra começa neste mês
Corredor Leste-Oeste vai melhorar trânsito; obra começa neste mês Tráfego de ônibus também receberá atenção na obra; a Samuel Aizemberg e a José Odorizzi serão duplicadas e ganharão corredores exclusivos para os coletivos. Foto: Amanda Perobelli
Tráfego de ônibus também receberá atenção na obra; a Samuel Aizemberg e a José Odorizzi serão duplicadas e ganharão corredores exclusivos para os coletivos. Foto: Amanda Perobelli
Investimento é de R$ 419 milhões, do PAC e da Prefeitura; previsão de conclusão é de 18 meses

O mês em que São Bernardo comemora 461 anos marca também o início de grande mudança no trânsito, não só da cidade, mas da Região. Nos próximos dias, a população são-bernardense vai presenciar a movimentação de maquinário pesado e operários criando uma linha que vai ligar as regiões Leste e Oeste na cidade. O corredor de ônibus irá da divisa de Diadema ao Jardim Irajá, permitindo desafogar o trânsito e melhorando a mobilidade nos bairros e no Centro.

Ao todo, o investimento na obra é de R$ 419 milhões, sendo R$ 247 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade e o restante custeado pelo governo municipal. Este é um dos 12 corredores de ônibus propostos pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). A previsão de conclusão da obra é de 18 meses.

O corredor de ônibus Leste-Oeste terá início na divisa com Diadema pela estrada Samuel Aizemberg, passando pela avenida José Odorizzi, viaduto Tereza Delta, avenidas Francisco Prestes Maia e Tiradentes, chegando à praça dos Bombeiros (Jardim Irajá).

“É uma rota diferente no ABCD. O trânsito flui, comumente, do Sul para o Norte, no caso, do Riacho Grande para São Paulo”, afirmou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar José Gameiro.

Desapropriações - O viário do trecho implicado será totalmente mudado. Mais de 200 desapropriações estão previstas no projeto, sendo que quase todas já estão resolvidas.

“Muitas foram feitas de forma amigável. Explicamos a obra e, tão logo o proprietário aceita, executamos o pagamento”, informou o secretário, ao lembrar que o depósito dos valores pode acontecer em até 60 dias.

“No caso do viaduto sobre a praça dos Bombeiros, 15 propriedades já estão com as desapropriações resolvidas. Mesmo que essas famílias tenham prazo para sair das casas, sabemos que não é tão fácil, por isso, não apressamos muito essas pessoas”, afirmou Gameiro, ao acrescentar que, pelo projeto, o viaduto citado será um dos últimos a ser construído.

No momento, a equipe técnica da Secretaria de Transportes e Vias Públicas dialoga com empresas como Transpetro e Ecovias. Essas companhias são responsáveis por trechos de terreno compreendidos dentro do traçado do corredor exclusivo. “Agora estamos aguardando o parecer das empresas para começarmos as escavações”, salientou Gameiro. De acordo com o secretário, no caso das tubulações da Transpetro, por onde passam petróleo e derivados, serão construídos dutos de concreto para proteção.

Duplicação - Para a implantação da faixa exclusiva de ônibus, a Samuel Aizemberg e a José Odorizzi serão totalmente duplicadas. Também faz parte do projeto a construção de quatro viadutos: um ao lado do viaduto Tereza Delta, sobre a via Anchieta; outro sobre a avenida Castelo Branco; o terceiro na avenida Robert Kennedy, e o quarto será feito já próximo ao desembocamento do Corredor Leste-Oeste, sobre a praça dos Bombeiros, na avenida Rotary.

Um dos canteiros de obras que logo serão abertos fica próximo ao Cenforpe (Centro de Formação de Professores de São Bernardo). A construção do corredor está dividida em dois lotes. O Consórcio Mobilidade SBC (composto pelas empresas Construtora OAS S/A e Constran S/A – Construções e Comércio) será responsável pelo lote 1, que vai da divisa com Diadema até o viaduto Teresa Delta.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
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