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DATA DA PUBLICAÇÃO 20/08/2015 | Setecidades
Corredor Leste-Oeste vai desafogar o trânsito a partir de maio de 2016
Corredor Leste-Oeste vai desafogar o trânsito a partir de maio de 2016 Um dos viadutos mais adiantados do Corredor Leste-Oeste está no cruzamento das avenidas Robert Kennedy e José Odorizzi. Foto: Rodrigo Pinto
Um dos viadutos mais adiantados do Corredor Leste-Oeste está no cruzamento das avenidas Robert Kennedy e José Odorizzi. Foto: Rodrigo Pinto
Corredor terá faixa exclusiva para os ônibus com acesso à futura linha 18-Bronze do metrô

O Corredor Leste-Oeste, que promete desafogar o trânsito nas principais vias de São Bernardo, já tem data para ficar pronto: maio de 2016. Além das faixas para os automóveis, a obra terá uma faixa exclusiva para os ônibus com acesso à futura linha 18-Bronze (Tamanduateí/ Djalma Dutra) do metrô.

A cidade que completa 462 anos passa por expansão no sistema de vias públicas. O investimento total da obra é de R$ 419 milhões, sendo R$ 247 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade – R$ 165 milhões de financiamento e R$ 82 milhões do Orçamento Geral da União – e o restante do município. O projeto é parte de uma rede que vai melhorar a circulação viária de modo geral, mas, principalmente, o sistema de transporte coletivo.

Para o secretário de Transportes de São Bernardo, Oscar Silveira, a população será beneficiada com o corredor exclusivo. “Nossa cidade tem hoje 800 mil pessoas, 400 mil veículos e nenhum corredor, essa obra vai mudar a cara da cidade.”

MAIOR PROJETO

Com 13 quilômetros de extensão, o Corredor Leste-Oeste é o maior e mais aguardado pelos moradores. Terá início na divisa com Diadema pela estrada Samuel Aizemberg, passando pela avenida José Odorizzi, viaduto Tereza Delta, avenidas Francisco Prestes Maia e Tiradentes, chegando à praça dos Bombeiros.

“Com certeza vai valer a pena. Essa será a primeira linha que vai cortar a cidade, eu vou ganhar mais tempo para fazer minhas coisas”, contou a dona de casa Maria Campos, que mora no Bairro Rudge Ramos e costuma se deslocar até o São Bernardo Plaza Shopping, na região do Ferrazópolis.

O plano de mobilidade urbana da cidade prevê construção de viadutos, alteração no sistema viário, com o alargamento e duplicação das avenidas privilegiando as faixas exclusivas para o transporte coletivo.

Os corredores terão também faixas de rolamento para o transporte particular e de carga. Para a faixa exclusiva de ônibus, a Samuel Aizemberg e a José Odorizzi serão totalmente duplicadas. O viaduto Tereza Delta tem três faixas de rolamento, duas sentido Centro e uma Bairro Assunção.
ADIANTADO

Um dos viadutos mais adiantados do Corredor Leste­Oeste está no cruzamento das avenidas Robert Kennedy e José Odirizzi, que já está com as fundações prontas. No sentido Centro, será construida mais uma ponte, sobre a via Anchieta, em paralelo ao viaduto Teresa Delta.

O projeto do Corredor Leste­Oeste foi feito com base no sistema viário já existente visando dar fluidez ao trânsito nas avenidas Faria Lima, Lucas Nogueira Garcez e Piraporinha.

Quem vive em São Bernardo sabe que para chegar na avenida Faria Lima, coração da cidade, em horário de pico, vai enfrentar o trânsito pesado característico das grandes cidades. Todos os ônibus passam pela Faria Lima. De acordo com o secretário, a principal área da avenida ainda não passou por melhorias por conta do metrô. “Não mexemos aguardando a liberação do governo do Estado. Estamos com tudo pronto para começar, não podemos mais esperar”, explicou Silveira.

Viaduto sobre a via Anchieta, ao lado do Tereza Delta, integra conjunto de obras para melhoria da mobilidade no município. Foto: Rodrigo Pinto

Faixas exclusivas vão priorizar o transporte coletivo na cidade

O secretário de Transportes, Oscar Silveira, reconhece que o transporte coletivo em São Bernardo está longe de ser o ideal, mas que está melhorando muito. “Acabamos de criar mais linhas para o bairro do Riacho Grande, otimizando o tempo da viagem. Antigamente, um trajeto para essa região durava duas horas, conseguimos reduzir esse tempo pela metade, melhoramos o terminal e não penalizamos o usuário”, afirmou.

Os 12 corredores para os ônibus são a grande aposta da Prefeitura para garantir qualidade a quem precisa se deslocar em São Bernardo. Os corredores terão faixas exclusivas para circulação de ônibus e pontos de parada acessíveis com plataformas elevadas e informações para todos os usuários.

São Bernardo tem hoje uma frota com mais de 300 ônibus. Desses, 25 possuem wi-fi e tomadas elétricas. A cidade foi a primeira do ABCD a oferecer internet gratuita para os usuários de transporte público. “Já passei do ponto de descer, porque estava navegando na internet”, contou a manicure Neusa Passos.

A manicure, que trabalha no Shopping Metrópole, acrescentou que os coletivos do município são superiores aos das cidades vizinhas. “Só tenho elogios, pego o transporte todos os dias, vou sempre sentada e olhando o facebook”, brincou.

De acordo com o gerente de tecnologia da SbcTrans, Nilson Silva, empresa e Prefeitura têm projetos para aumentar a internet gratuita nos ônibus. “Conforme a frota for atualizada, o wi-fi será incluído”, falou Silva.

Por Camila Meloni - ABCD Maior
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