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DATA DA PUBLICAÇÃO 01/03/2009 | Cidade
Corredor ABD terá apenas trólebus
Para completar o projeto eletrificação de todo Corredor ABD, que liga os bairros Jabaquara a São Mateus, na Capital, passando por quatro cidades do Grande ABC, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) lançou no dia 21 o edital para a instalação da rede elétrica nos 11 quilômetros que restam do trajeto. Do Terminal Piraporinha, em Diadema, ao Terminal Jabaquara, em São Paulo, serão gastos R$ 19,4 milhões com as obras.

A expectativa da empresa é iniciar os trabalhos ainda no primeiro semestre de 2009. Depois de iniciadas, as intervenções devem se prolongar por até 10 meses para serem concluídas.

Os outros 22 quilômetros da linha, entre os terminais São Mateus e Piraporinha, já possuem tecnologia para receber ônibus elétricos. Com a eletrificação do novo trecho, o corredor, em funcionamento desde 1988, enfim poderá funcionar inteiramente como uma linha de trólebus.

"Atualmente, o sistema opera com 230 ônibus. Destes, somente 78 são trólebus. Com a eletrificação, serão 230 trólebus e mais nenhum veículo movido a diesel. Essa mudança deverá ocorrer paulatinamente e já está prevista no contrato", afirmou a gerente gestora do projeto de eletrificação do Corredor ABD Jane Aoki Alberto, enfatizando que a mudança do sistema contribuirá em muito para a conservação do meio ambiente, pois eliminará a emissão de dióxido de carbono em todo trajeto da linha.

Além da instalação de rede área de eletrificação do Piraporinha ao Jabaquara, a repotencialização do sistema já em funcionamento e a construção e, posteriormente, a eletrificação, do aguardado Corredor Diadema-Brooklin, que se arrasta desde a década de 1980, serão em breve alvos de licitação.

"O edital para a extensão Diadema-Brooklin deverá ser lançado ainda neste primeiro semestre. Em paralelo, já sairá o edital para a eletrificação deste trecho. Primeiro, da obra. Na sequência, a eletrificação", disse a gerente.

A EMTU esperava colocar em funcionamento a nova linha em agosto deste ano. Segundo promessa da empresa, o edital para esta obra deveria ter sido lançado em janeiro, mas ainda não está pronto. Saindo do Terminal Diadema o Corredor levará passageiros até a Estação Morumbi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Satisfação - Mensalmente, R$ 5 milhões de passageiros, como o faxineiro Reinaldo Jesus de Souza, 35 anos, utilizam o Corredor ABD. Mesmo admitindo que, por vezes, os ônibus viajam lotados, o usuário faz avaliação positiva. "Acho o transporte muito bom, e rápido."

Para a auxiliar de escritório Mara Félix, 28, que faz duas viagens por dia nos ônibus, o sistema necessita de melhorias. "Precisam colocar mais veículos, principalmente nos horários de pico."

Pesquisa anualmente elaborada pela ANTP (Agência Nacional de Transporte Público) revelou que o nível de satisfação dos usuários em relação ao Corredor ABD, que atravessa Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá, saltou de 66% em 2007 para 79% no ano passado.

Por André Vieira e William Cardoso - Diário do Grande ABC
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