NOTÍCIA ANTERIOR
Desabamento atinge prédio comercial e mata criança em São Bernardo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Três pontos do ABC têm má qualidade do ar
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/02/2012 | Setecidades
Corpo de enfermeira é encontrado nos escombros de prédio
Corpo de enfermeira é encontrado nos escombros de prédio  Corporação trabalha com 40 homens nas buscas. Foto: Amanda Perobelli
Corporação trabalha com 40 homens nas buscas. Foto: Amanda Perobelli
Patrícia de Farias, 26 anos, estava desaparecida desde o desabamento na noite de segunda-feira

Homens do Corpo de Bombeiros encontraram por volta das 19h30 desta terça-feira (07/02) o corpo da enfermeira Patrícia de Farias, 26 anos, que estava desaparecida desde a noite desta segunda-feira (06/02), quando o edifício Senador, localizado no Centro de São Bernardo, desabou parcialmente.

O corpo da enfermeira estava próximo ao epicentro do prédio, onde houve o colapso das estruturas. O corpo de Patrícia foi retirado dos escombros por volta das 20h20 e foi reconhecido no local por um parente.

Por volta de 12h, o tenente do Corpo de Bombeiros Marcos Palumbo, comandante das operações no prédio, havia afirmado que a corporação tinha esperanças de encontrar viva a enfermeira. "Se tiver um bolsão de ar que ela possa estar abrigada, poderemos encontrá-la com vida", presumiu na ocasião.

Foram 60 homens em 15 viaturas que se concentraram na retirada manual dos escombros entre o térreo e o subsolo. Conforme o tenente, por volta de 12h pequenas retroescavadeiras que auxiliavam na abertura de acessos finalizaram o trabalho e cães farejadores entraram no prédio. Os bombeiros acreditavam que a enfermeira estivesse entre lajes.

Estrutura - Até o momento três vistorias já foram realizadas no edifício e não há indícios de que a estrutura do prédio possa vir a desabar. "A hipótese de desabamento do prédio não está descartada, porém procuramos trincas diagonais nos pilares e nas vigas de sustentação e não encontramos problema", ponderou. Para ele, existem riscos de novos desabamentos no centro do edifício Senador.

Com Patrícia, são sete vítimas da tragédia, sendo duas delas fatais, a menina Julia Moraes, de três anos, e a enfermeira. Segundo o tenente Palumbo, não há queixa de outros desaparecidos.

Além dos Bombeiros, nos escombros trabalharam homens da Defesa Civil, da PM, da Prefeitura e do Samu.

Causas do acidente – O tenente Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros, explicou que por enquanto não há condições técnicas para se dizer o que poderia ter causado o acidente. “Apenas uma perícia detalhada poderá descobrir o que causou isso tudo. No momento, fazemos buscas pela vítima e cuidamos para que as estruturas do prédio não desabem e causem mais estragos”, explicou.

O secretário de Obras de São Bernardo, José Cloves da Silva, concorda com o tenente Palumbo e acredita que tudo que for dito agora sobre a estrutura do prédio é especulação. “Visualmente podemos ver uma coisa, mas somente após a perícia é que poderemos afirmar algo”, comentou. De acordo com o secretário, o trabalho dos técnicos só será iniciado após a liberação dos bombeiros. “A polícia científica está aí desde segunda, mas ainda não tem autorização para entrar no prédio”, esclareceu.

Apesar de ainda não se saber o que causou o colapso das estruturas do edifício Senador, na avenida Índico, o tenente Palumbo descartou as possibilidades de explosão, infiltração e problemas com a caixa d’água. “O sobrepeso na laje, de uma caixa d’água, por exemplo, não teria condições de fazer esse estrago”, avaliou. Para o oficial, o futuro do prédio ainda está incerto. “Ainda não sabemos se será necessário implodir o prédio ou se ele poderá ser ocupado novamente. Isso só será possível dizer após a perícia”, afirmou.

* Colaborou Vladimir Ribeiro

Por Claudia Mayara e Carol Scorce - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.