NOTÍCIA ANTERIOR
Festa Italiana começou neste sábado
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Bernardo: motorista invade INSS com micro-ônibus
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/08/2009 | Setecidades
Corpo de adolescente que morreu em avião é enterrado hoje
O corpo da adolescente Jaqueline Ruas, 15 anos, foi enterrado às 9h desta segunda-feira no Cemitério das Lágrimas, em São Caetano. A jovem morreu na madrugada de domingo após passar mal no voo de retorno da Disney, nos Estados Unidos, para o Brasil. A garota ganhou a viagem de presente de aniversário.

A causa da morte foi pneumonia, de acordo com o Instituto Médico Legal de Guarulhos, mas o órgão vai investigar se a garota estava com gripe suína. Na bagagem de Jacqueline havia uma caixa do remédio Tamiflu, usado no tratamento da doença.

Segundo Luiz Felipe Fortunato, diretor da Tia Augusta Turismo, empresa responsável pela excursão da adolescente aos Estados Unidos, Jaqueline passou mal no dia 30 de julho, quando apresentou sintomas de gripe e náuseas. Encaminhada ao hospital, a jovem chegou a fazer o teste para a detecção da gripe suína, que, no entanto, não revelou sinais de contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1).

De acordo com a prima da adolescente, Elaine Martins, 50 anos, ela estava saudável quando embarcou para Orlando, em 19 de julho. "Ela ficou gripada lá. Se molhou bastante em um brinquedo e pegou friagem. Foi medicada e melhorou, e foi autorizada a voltar para o Brasil, mas começou sentir-se mal quando embarcou", afirmou.

Na volta ao País, o avião em que Jaqueline estava fez conexão no Panamá. Ela foi socorrida por um médico no trajeto até o Brasil, entretanto a equipe médica do aeroporto de Guarulhos atestou a morte da garota.

No velório, que aconteceu na noite de ontem, no Cemitério das Lágrimas, amigos e parentes decidiram manter-se em silêncio. Por meio de nota, a empresa aérea Copa Airlines destacou que "está assistindo aos familiares da passageira e trabalhando em conjunto com as autoridades locais".

Manobras de ressucitação — O cirurgião Irineu Rasera Júnior, de Piracicaba, interior paulista, foi um dos médicos que atenderam Jacqueline Ruas durante o voo da Copa Airlines de Orlando até São Paulo. "Iniciei de imediato as manobras de ressuscitação. Ficamos mais de 40 minutos", afirma o médico.

Rasera Júnior conta que foi chamado pelas comissárias de bordo por volta das 4h30 - uma hora e 15 minutos antes de o voo pousar em Guarulhos. "Alguém percebeu que alguma coisa não estava bem. O comissário acendeu as luzes da cabine e solicitou um médico para atendimento."

Ao examinar a menina, o cirurgião diz ter percebido que ela já tinha passado mal havia algum tempo. "Seguramente mais de meia hora. Acho que ela já estava (morta), mas como médico não posso afirmar", completa. "Alguém achou que ela estava dormindo."

Por Evandro Enoshita - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.