NOTÍCIA ANTERIOR
Empresas receberão mais estímulos federais
PRÓXIMA NOTÍCIA
ABCD fatura seus primeiros ouros nos Jogos Regionais
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/06/2014 | Economia
Cooperselecta cria linha de produtos de limpeza
Cooperativa começou com sabão em pedra e hoje tem ampla linha de artigos

A Cooperselecta (Cooperativa do Sabão do Selecta), de São Bernardo, está maior. Recebeu um empurrãozinho no ano passado para investir em novos produtos e a renda dos cooperados dobrou no período. Para este ano, parcerias com outras cooperativas devem incrementar ainda mais o catálogo do grupo.

A produção do sabão artesanal, a partir da recuperação de óleo de cozinha usado das comunidades próximas a Instituição Padre Leo Commissari, localizada no Jardim Silvina, começou há oito anos. Hoje o grupo é composto por cinco homens e cinco mulheres da comunidade, metade deles trabalhando desde o começo. De olho no mercado de produtos de limpeza, os cooperados receberam um empurrãozinho no ano passado para investir em novos itens. “Um rapaz que era químico foi integrante por um período e nos ajudou a desenvolver as receitas”, contou Dionisia Rodrigues da Silva, 59 anos.

Os produtos são confeccionados e embalados em um pequeno galpão na sede da instituição. E são vendidos para pequenos mercados da comunidade. O preço e a qualidade são considerados os principais diferenciais em relação aos concorrentes. “As pessoas gostam de comprar de quem conhecem, confiam mais. Além de ter o preço de 20 à 30% menor do que os concorrentes”, afirmou a cooperada.

O desinfetante é um dos itens mais vendidos e esta disponível em 13 fragrâncias diferentes. E fabricam cerca de dois mil litros por mês. O catálogo inclui também sabão líquido para máquina de lavar, detergente, desinfetante, alvejante sem cloro, álcool perfumado em duas fragrâncias, selecta gel (limpeza pesada), água de lavadeira, limpa alumínio, amaciante, pasta de brilho e cloro.

Com a nova gama de produtos, o grupo ampliou a renda em 50%, porém ainda arrecada pouco menos de um salário mínimo. “Já melhorou muito, mas acreditamos que com as licenças que estamos tirando, vamos ampliar bastante a renda, já que poderemos vender para outras cidades. Já tem bastante gente interessada, porém, precisamos estar com a documentação organizada”, afirmou Dionisia.

Para este ano os cooperados pretendem firmar parcerias com outras cooperativas que fabricam outros itens de limpeza. “Estamos em negociação com um grupo da Baixada Santista que faz vassoura, escova e varal de garrafa pet e também outras que fazem pano de chão e de prato”.

Desde o inicio o grupo recebeu consultorias e apoios de diversas instituições para auxiliar na formalização e na formação. Há alguns anos o sabão em pedra, já vinha com uma embalagem e logotipo próprio. “Fomos crescendo aos poucos. Faltava coragem e dinheiro para investir em novos produtos. Sabíamos que era imprescindível a inovação para a sobrevivência da cooperativa”, contou a empreendedora.

Todos os dias os integrantes da Cooperselecta se reúnem no pequeno galpão para produzir. Cada um exerce uma função, é exatamente como um trabalho de formiguinha, no qual juntos constroem um formigueiro.

Por Michelly Cirillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7730 dias no ar.