NOTÍCIA ANTERIOR
Feira de Economia Solidária será na praça da Matriz, em São Bernardo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Paciência e provas são armas para processar INSS
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/08/2013 | Economia
Cooperativa de costura quer criar marca própria
Cooperativa de costura quer criar marca própria Almira Nunes acredita que a maior capacidade de produção e prazo de entrega vão ajudar a impulsionar o negócio. Foto: Andris Bovo
Almira Nunes acredita que a maior capacidade de produção e prazo de entrega vão ajudar a impulsionar o negócio. Foto: Andris Bovo
Costura Bem, de Diadema, recém-formalizada, planeja confeccionar uniformes do município

A Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários de Diadema oficializou esta semana a Cooperativa Costura Bem. O novo empreendimento já nasce com um formato inovador na área, com ambição de se consolidar como marca e confeccionar os uniformes escolares, esportivos e de servidores.

O modelo da cooperativa é inovador e diferente dos empreendimentos semelhantes que existem no País. Não há apenas um espaço físico para a confecção dos produtos. São 18 oficinas de costura que capacitam e incluem os participantes espalhados pela cidade e três núcleos com profissionais mais experientes que já confeccionam uniformes para diversas empresas da Região.

“Contamos com diversos profissionais excelentes na área de design, corte, costura. O principal objetivo é incluir as pessoas, gerar trabalho e renda. Já criamos um negócio promissor e abrangente, queremos ser marca reconhecida pelo trabalho de qualidade e dentro das diretrizes da economia solidária”, explicou Antônio Pires Soares, coordenador da incubadora.

A cooperativa

O empreendimento conta com 250 cooperados, sendo a maioria mulheres por volta dos 50 anos de idade. Os locais são equipados com as máquinas de costura de diversos modelos dos próprios empreendedores.

A costureira Almira Nunes da Silva, 50 anos, é uma das integrantes do grupo. Experiente na área, está há 32 anos sentada atrás da máquina. A cooperada está há um ano em um dos núcleos e acredita que o negócio irá deslanchar no novo formato. “Teremos mais capacidade de produção e prazo de entrega menor, tudo para ser mais competitivas.”

Os cooperados vão dividir pedidos, as despesas, a confecção e o lucro. “O nosso maior objetivo é confeccionar todos os uniformes do município. O dinheiro que a Prefeitura paga às empresas de outras cidades poderá pagar a nossa cooperativa, assim o dinheiro daqui circula na cidade, ampliando o desenvolvimento local de Diadema”, disse Harley Ronald Costa, presidente da cooperativa. De acordo com Costa, a Prefeitura gostou da iniciativa e pretende incluí-los nas cotações para compra de uniformes.

O que é economia solidária

A economia solidária surgiu no século 19, durante a Primeira Revolução Industrial. A formalização de cooperativas entre os trabalhadores foi uma alternativa para que as pessoas da época pudessem contornar as condições de exploração vivenciadas nas fábricas. É uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano, e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, tendo como finalidade o comércios justo e solidário.De acordo com Paul Singer, secretário da Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária), este modelo de negócio vem se apresentando, nos últimos anos, como uma inovadora alternativa de geração de renda e uma resposta em favor da inclusão social.

Levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego realizado entre 2005 e 2007 indica 21.859 empreendimentos solidários no País.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.