NOTÍCIA ANTERIOR
Microsoft libera atualizações do ''MSN''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Indiana de 8 anos resolve exame admissional da Microsoft
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/12/2008 | Informática
Conversas gravadas no Messenger viram roteiro de ''Control C Control V''
Puristas da língua portuguesa, tremei! Lembra daquele diálogo torto, escrito às pressas na internet, cheio de carinhas coloridas e abreviações peculiares? Pois bem, não só virou roteiro, como virou seriado.

"Control C Control V" (http://msn.copieecole.com.br), criado na esteira de novas mídias para o mercado publicitário, usa conversas gravadas no MSN, enviadas pelos próprios usuários, como base de seus roteiros. Tem apenas três episódios, mas deve chegar a dez até março.

A novidade faz parte do fenômeno das "webséries". Lançado em novembro, o projeto já foi visto por meio milhão de usuários, segundo a agência de publicidade Y&R, que afirma ser este número maior que o público de uma minissérie da TV paga.

"Um quinto da audiência das séries de TV a cabo nos Estados Unidos já está acontecendo na internet", diz Fernando Taralli, responsável pelo núcleo digital da Y&R, que criou a série em parceria com a Microsoft.

Taralli aproveita para dizer a seus clientes patrocinadores que o Brasil tem a maior comunidade de Messenger do mundo, com 41 milhões de pessoas.

A websérie, que terá novos episódios a cada 20 dias, já recebeu 4.700 diálogos. "Nem tínhamos capacidade para receber, ler e avaliar tanta coisa", diz Taralli, cuja equipe que reescreve as histórias tem dois roteiristas e dois redatores, que limpam bizarrices como cemitério com i, visitante com z, e achar com x. Eles também dão um jeito de encaixar "com suavidade" os produtos dos patrocinadores. Cerca de 100 diálogos originais estão disponíveis.

O site mostra a conversa editada, com a foto do autor, ao lado do vídeo de cerca de cinco minutos. Carinhas coloridas típicas do Messenger surgem no meio das histórias, assim como personagens que aparecem do nada, pulando na tela como se fossem uma janela de diálogo.

No episódio "TPM Truque de Meninas", uma garota narra um encontro romântico que teve no seu pior dia do mês.

Os dez atores da série têm perfis detalhados no site, como estado civil e até e-mails.

Warlei Santana, do elenco do programa de TV CQC, está no elenco, assim como Fabio Lucio Benvenuti, escolhido através do YouTube pelas paródias que fazia do piloto Rubens Barrichello.

"A série inteira sai pelo preço de um comercial maravilhoso", diz Taralli, sem querer divulgar o preço do projeto, filmado em digital num processo que leva apenas 20 dias de produção.

"Office" brasileiro

O projeto foi inspirado na websérie americana "IntheMotherhood.com", patrocinada por uma linha de produtos de beleza para mães. As usuárias mandam suas histórias para o site, que as transforma em vídeos. Já está na terceira temporada, com 15 milhões de pessoas acompanhando a série.

Ao contrário dos vídeos sobre baladas e paqueras, "Inthemotherhood" trata de filhos, mães que trabalham, donas-de-casa etc. O sucesso foi tanto que a emissora ABC comprou os direitos para levar o seriado à TV.

No Brasil, a produtora O2 Digital criou em junho a websérie "O que que É Isso?", para um portal de serviços de internet. O último "websódio" foi ao ar em novembro e, neste mês, ultrapassou os dois milhões de views. A série conta o cotidiano de uma empresa e seus funcionários preguiçosos, com diálogos de Adriana Falcão, roteirista de "A Grande Família". Chegou a ter duas temporadas, com direção de Rodrigo Meirelles. No elenco, há até um global, Alexandre Nero ("A Favorita").

Por Fernanda Ezabellla - Colaboração para a Folha de São Paulo / Foto: Reprodução
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.