NOTÍCIA ANTERIOR
Centros Públicos da Região oferecem 1.839 vagas de emprego
PRÓXIMA NOTÍCIA
Calor faz venda de ventilador ser até 5 vezes maior que no ano passado
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/02/2014 | Economia
Convênios da Agência ABC visam fortalecer cadeias automotivas
Convênios da Agência ABC visam fortalecer cadeias automotivas Para Marques, convênios serão ótimos para fortelecer empresas com dificuldades Foto: Andris Bovo
Para Marques, convênios serão ótimos para fortelecer empresas com dificuldades Foto: Andris Bovo
Parceria com Ministério do Desenvolvimento pretende melhorar desempenho de fornecedores de autopeças e qualificar trabalhadores

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, assina nesta terça-feira (11/02), em Brasília, dois convênios com MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) com o objetivo de fortalecer as empresas da Região.

Um dos convênios é para o Projeto de Encadeamento Produtivo da Cadeia Automotiva, que faz parte da Política de Desenvolvimento Produtivo do Governo Federal. Por meio de edital, o MDIC selecionou oito grandes empresas do setor automotivo para desenvolver seus fornecedores. Uma delas é a Arteb, fabricante de iluminação automotiva com unidades em São Bernardo e Diadema.

O projeto atenderá 25 fornecedores indicados pela Arteb. O repasse do MDIC é de cerca de R$ 1,2 milhão para as consultorias realizadas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e implementação de ações.

“A Agência inscreveu a Arteb e agora, após assinatura do convênio, o repasse será feito e logo toda essa cadeia será beneficiada. O projeto visa a aumentar a capacidade de produção, a competitividade, a cultura de inovação e o crescimento industrial e tecnológico das empresas participantes. Serão realizadas consultorias para a introdução de melhorias de gestão de processos, de produto, testes laboratoriais, normatização, entre outros”, explicou Marques.

Pronatec

O outro convênio assinado será o Acordo de Cooperação Técnica entre a Agência, sindicatos e associações do setor automotivo e MDIC que estabelece o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Brasil Maior para a Cadeia Produtiva Automotiva.

“O programa pretende ampliar a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos e aproximar a necessidade das empresas e escolas. E será ótimo para fortalecer os setores que enfrentam dificuldades. Com profissionais mais preparados e especializados as empresas se tornam mais competitivas”, explicou o presidente da Agência.

Os cursos serão ofertados a partir do mapeamento das demandas das empresas da Região e do encaminhamento ao MDIC, realizados via Agência, e terão carga de 160 horas a 400 horas. O foco na Região são as empresas da cadeia automotiva, mas empresas de todos os setores listados pelo Pronatec podem participar (http://pronatec.mec.gov.br).

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.