NOTÍCIA ANTERIOR
''Pokémon Go'': veja respostas às principais perguntas sobre o game
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aplicativo de táxi vai oferecer serviço similar ao Uber em SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/07/2016 | Tecnologia
Controle dos Pais: aplicativos ajudam a filtrar o conteúdo acessado na internet pelas crianças
Controle dos Pais: aplicativos ajudam a filtrar o conteúdo acessado na internet pelas crianças Foto: Reprodução / EPTV e Reprodução/G1
Foto: Reprodução / EPTV e Reprodução/G1
O fascínio causado pelos smartphones e tablets as crianças é inegável, e desde muito pequenos elas demonstram grande facilidade em lidar com tecnologia. Embora possa parecer uma excelente alternativa para o entretenimento dos pequenos, o seu uso, principalmente para acessar a internet, requer atenção especial por parte dos adultos devido a todo conteúdo impróprio disponível para a sua faixa etária, e principalmente por serem mais vulneráveis a ação de criminosos. Não existe uma idade mínima para as crianças começarem a usar os eletrônicos, mas é recomendável a supervisão dos adultos e o diálogo sobre os riscos envolvidos. Em desktops e notebooks é possível restringir o acesso ao conteúdo adulto e monitorar as atividades usando um recurso nativo do sistema operacional. A coluna Tira-dúvidas de tecnologia já apresentou em detalhes com usar essa funcionalidade no Windows.

Nessa coluna serão apresentados aplicativos que auxiliam a tarefa de filtrar o conteúdo que será exibido, verificar como o dispositivo está sendo usado, quais aplicativos serão executados e o tempo conectado à internet.

Sobre os aplicativos

Kids Place - É um aplicativo que possuí uma interface amigável e muito intuitiva de operar. Quando o aplicativo estiver em execução a tela iniciar exibirá apenas os aplicativos instalados no aparelho que forem autorizados pelo responsável, para alterar o modo de operação será necessário informar a senha que foi cadastrada previamente. Além de servir como uma ferramenta de controle parental, também serve para situações em que o aparelho é apenas emprestado temporariamente para as crianças se distraírem. Porque com a personalização de uso, a galeria de imagens e aplicativos de redes sociais pode ter o seu acesso bloqueado.

Quando o dispositivo for de uso permanente da criança, o acesso à internet pode ter o seu tempo estipulado, a compra de aplicativos na Google Play fica desabilitada e as chamadas telefônicas podem ser limitadas apenas para o modo de recebimento. O aplicativo é gratuito e disponível para o Android.

Kaspersky Safe Kids - É um aplicativo com recursos semelhantes ao Kids Place, porém conta com um recurso de geolocalização que permite o monitoramento da posição do aparelho e a restrição de perímetro - o aplicativo envia um alerta avisando quando o perímetro for ultrapassado. As configurações do aplicativo podem ser realizadas no dispositivo, ou remotamente no painel de controle no site do fabricante. O aplicativo é gratuito e disponível para o Android e para iOS.

Conclusão
O uso de aplicativos para auxiliar na tarefa de educação digital das crianças facilita o trabalho dos adultos, porém nada substitui uma conversa sobre dos perigos na internet. E principalmente como se comportar nas redes sociais.

Por Ronaldo Prass - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.