NOTÍCIA ANTERIOR
Pet Shop Móvel é novidade no ABC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Correios querem entregar 2 mil cartas ao Papai Noel
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/12/2015 | Setecidades
Contra reorganização, alunos fecham avenida dos Estados
Contra reorganização, alunos fecham avenida dos Estados Alunos fecharam a avenida dos Estados, no sentido Mauá, contra a reorganização escolar promovida por Alckmin. Foto: Amanda Perobelli
Alunos fecharam a avenida dos Estados, no sentido Mauá, contra a reorganização escolar promovida por Alckmin. Foto: Amanda Perobelli
Manifestação é resposta dos estudantes para tentativa do Estado de desmobilizar ocupações em escolas

Alunos da Escola Estadual Américo Brasiliense, no Centro de Santo André, fecharam por volta das 17h20 desta terça-feira (01/12) a avenida dos Estados, no sentido Mauá, na altura do Hipermercado Carrefour. A manifestação é a resposta dos estudantes para o governo do Estado, que no último domingo (29/11) discutiu estratégias com as dirigentes de ensino para desmobilizar as ocupações nas unidades escolares. Atualmente, o ABCD possui 24 escolas tomadas por alunos que são contrários a “reorganização” do ensino imposta pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Dez viaturas da Polícia Militar foram enviados pelo governo do Estado para repreender os alunos que ocupavam uma das faixas da avenida dos Estados.A empurrões e muita gritaria, os policiais conseguiram fazer que o grupo se dispersasse e abandonasse a faixa sentido Mauá da avenida. Uma das representantes do grupo estudantil, Thalia Letícia Brito Nascimento, de 16 anos, foi empurrada por um dos PMs que forçou o grupo a abandonar o bloqueio. Os estuantes tentam agora impedir o fluxo sentido Capital.

Durante a confusão Claudio Marques Almeida, 34 anos, pai de um dos estudantes, também foi agredido por policiais. Ele filmava um PM que segurava uma bomba de gás. Uma mãe de um dos alunos também foi retirada a força da manifestação pela PM.

Antes da manifestação, a Secretaria Estadual de Educação se prontificou a receber os estudantes que ocupam a Escola Estadual Américo Brasiliense para debater a reorganização escolar. O documento chegou por volta das 16h30 desta terça para a comissão de estudantes. Os alunos, contudo, não desistiram de fechar uma das vias da avenida dos Estados em manifestação contra o fechamento das escolas no ABCD.

O ofício foi entregue por dois funcionários da Secretaria de Educação. Em um carro oficial, a dupla adentrou o jardim gramado em frente à escola. "Nem a polícia costuma avançar na grama desse jeito", comentou uma aluna que faz parte da ocupação. Um dos representantes da comunidade escolar, Gabriel Inárcio Valença Nogaroto, de 18, recebeu o documento com espanto. "É a primeira vez que o Estado se manifesta com a gente. Mesmo assim, vamos avaliar a proposta", falou o aluno do terceiro ano do Ensino Médio.

O documento garante que a diretoria de ensino de Santo André está à disposição de ouvir propostas diferentes à reorganização escolar. As alternativas, conforme o ofício, deve ser entregue pelos próprios alunos na sede da diretoria de ensino.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.