NOTÍCIA ANTERIOR
Mobilidade Urbana de Mauá aumenta a segurança do trânsito
PRÓXIMA NOTÍCIA
Paulo Eugenio deve ir à prefeitura da Capital
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/12/2014 | Cidade
Conto dinamarquês inspira A Rainha da Neve
 Conto dinamarquês inspira A Rainha da Neve Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
Quando o dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875) criou o romance A Rainha da Neve, em 1844, não teria como saber que o conto infantil estaria tão em alta na segunda década do século 21. A famosa obra despertou o interesse do mauaense Rafael de Castro em 2006, que começou a mexer no texto desde então para levá-lo aos palcos no formato de um musical. No ano passado, o projeto foi contemplado com o ProAC (Programa de Ação Cultural), do governo do Estado de São Paulo, abrindo espaço para a captação de recursos para a montagem. A poucos dias da estreia, o dramaturgo alerta o público de que a peça não se trata de uma versão da animação Frozen – Uma Aventura Congelante (2013), sucesso dos estúdios Disney inspirado na obra original escandinava.

“Quando você divulga o projeto, há pessoas que perguntam se é o Frozen. Acaba sendo algo natural por causa do estouro do desenho, mas a principal dificuldade é fazer com que todos entendam que lidamos com a história original”, explica Castro. “É bacana, pois abre um leque de novas informações para quem não conhece o verdadeiro trabalho do Andersen, um dos principais autores para crianças de todos os tempos. São sete histórias que ele desenvolveu e que acabei transformando nesse musical.”

Essa pesquisa do teatro musical será apresentada a partir de sexta, com curta temporada de A Rainha da Neve na região. As sessões ocorrem no Teatro Municipal de Mauá até terça-feira, sempre às 20h. A entrada é franca para todo o público, com os ingressos sendo distribuídos na bilheteria do local nos dias das apresentações a partir das 14h.

Na trama, o jovem Kay é enfeitiçado por um misterioso espelho e acaba sequestrado pela poderosa Rainha da Neve. A única esperança do rapaz se libertar é a amiga Gerda, que terá de enfrentar longa jornada até o palácio gelado no Polo Norte. Cerca de 42 profissionais estão envolvidos na produção do Grupo Artemis de Teatro, de Mauá, e diferentes timbres e tons se revezam para interpretar as 23 canções originais. O elenco traz nomes como Naíma, Amanda Bamonte, Lucas Cândido, Vivi Mori e Waldírio Castro, entre outros integrantes da companhia em seu maior projeto já realizado desde sua criação em 2000.

Conhecido do grande público por trabalhos no cinema (O Casamento de Romeu e Julieta) e na televisão (como a novela Insensato Coração e a minissérie Som & Fúria), Leonardo Miggiorin completa a escalação em participação especial no papel de Kay. “Ele é um garoto aventureiro que deseja encontrar além do que ele conhece. Há uma busca pela vida na qual acaba se perdendo quando encontra uma força que não é dele, com o personagem sendo seduzido pelo poder que a rainha lhe dá”, diz. “Venho desse trabalho de teatro, do dia a dia do palco mesmo. Trabalhar com o pessoal do Artemis me fez recordar muita coisa. No mercado profissional não há tanto tempo para elaborar as coisas e o espírito de grupo é especial, o que motiva muito nesse momento”, completa o ator mineiro – cuja parte da família é de São Bernardo.

Também atuando como diretor-geral da peça, Rafael de Castro está pronto para o desafio de tentar atrair o público em meio às festas de fim de ano. “Isso é histórico em Mauá. Desde que o teatro foi inaugurado, nunca houve programação nesse período. Somos uma opção de qualidade e com ingressos mais do que acessíveis. Não é possível que toda a população esteja viajando”, brinca, orgulhoso de poder ocupar o mais prestigiado equipamento cultural de sua cidade.

A Rainha da Neve – Teatro. Entre sexta e terça, às 20h. No Teatro Municipal de Mauá – Rua Gabriel Marques, 353. Tel.: 4555-0086. Grátis.

Por Luís Felipe Soares - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6475 dias no ar.