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DATA DA PUBLICAÇÃO 10/08/2011 | Economia
Consumidores gastarão mais no Dia dos Pais
Os desembolsos com os presentes no Dia dos Pais deste ano, no próximo domingo (14/08), devem ser maiores em relação ao ano passado em função do aumento do poder aquisitivo dos consumidores. O gasto médio deve variar entre R$ 150 podendo chegar a R$ 300. Os presentes mais procurados nas lojas do ABCD são camisas sociais, camisetas, calças jeans, agasalhos, calçados, carteiras e eletroeletrônicos. Os shoppings e as lojas do comércio popular da Região intensificaram as campanhas com promoções e descontos.

A dona de casa Adriana Basílio e seus filhos Thayná e Matheus afirmam que neste ano irão gastar um pouco mais em relação à data do ano passado. De acordo com Adriana, em alguns locais os preços estão mais atrativos, mas ainda assim vale a pena percorrer as lojas para encontrar as promoções. “No ano passado, gastamos um pouco menos, mas neste ano a ideia é incrementar mais as compras com até R$ 250”, adianta.

Já Thayná e Matheus destacam que ainda vão pesquisar para encontrar o melhor presente. “Andamos por várias lojas, mas ainda não decidimos o que vamos comprar. Tem bastante coisa legal e com preços muito bons”, pontua a filha de Adriana.

A vendedora Caroline Mantovani ressalta que de fato neste ano as compras para o Dia dos Pais devem ser mais “gordinhas”. “O consumidor brasileiro está com mais dinheiro no bolso. Antes, era possível comprar apenas umas lembrançinhas, mas agora as pessoas estão comprando presentes de maior valor agregado. Há dois anos, os consumidores compravam apenas uma camiseta, mas nos últimos seis meses a gente nota que o cliente chega à loja para levar, no mínimo, três peças”, acrescenta.

De acordo com a gerente da Authentic Feet do Shopping ABC, Célia Góis, a expectativa é de que durante o Dia dos Pais ocorra uma expansão na vendas de até 15%. “O mercado está se mantendo aquecido em todas as datas festivas deste ano e acaba impulsionando o crescimento do comércio. O carro-chefe desta data é a linha casual, que são os calçados baixos. A linha Nike deve ser uma das principais a ser trabalhada para as vendas”, frisa.

Para o economista da FGV (Fundação Getulio Vargas) Salomão Quadros, a data deve render crescimentos expressivos no comércio. “No ano passado, o inverno não estava tão forte, mas neste ano as temperaturas andaram baixas e isso contribuiu para o comércio vender itens de inverno que têm valores mais expressivos em relação aos de verão”, pondera. Quadros cita também que a renda dos brasileiros teve uma expansão que há muito tempo não se via. “A classe C deve ser o principal ator que irá impulsionar o crescimento do comércio em todo o País. O consumo está em alta e as lojas sabendo disso devem promover grandes promoções”, conclui.

Por Felipe Rodrigues - ABCD Maior
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