NOTÍCIA ANTERIOR
Natal já movimenta o varejo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Registro em carteira vale como contribuição
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/10/2009 | Economia
Consumidor terá mais crédito à disposição para compra natalina
Se você planeja adquirir algum eletroeletrônico neste fim de ano, vai deparar com melhores condições de financiamento, com juros ligeiramente mais baixos e menor exigência dos varejistas para conceder crédito. O cenário econômico animador levou as redes a incentivar o uso do financiamento como forma de atrair a clientela, já que esta é uma época em que as pessoas usam o dinheiro do 13º salário para quitar dívidas.

O Wal Mart, presente no Grande ABC com as marcas Sam''s Club, Maxxi e Todo Dia, garante para os clientes com cartão Hipercard R$ 23 bilhões em crédito para o final de ano, volume 30% maior que em 2008. A estratégia é aproveitar a alta na confiança do consumidor e fazer campanhas diferentes a cada mês. Em outubro, o mote é dar ao cliente a primeira parcela paga nas compras de linha branca, informática e LCD, feitas em 13 vezes sem juros.

Segundo Nuno Fouto, coordenador do Provar (Programa de Administração do Varejo), passar a mensagem de que o preço está bom e que ele cabe no bolso do cliente é um fator importante. "O poder de compra do brasileiro cresceu, além de o prazo de pagamento estar maior e os juros, menores."

Neste trimestre, o Carrefour decidiu alongar os planos de pagamento. "A oferta de crédito seguirá em franco crescimento, com destaque para a linha branca, em 18 vezes sem juros", diz Ricardo da Cruz Barrote, diretor do Carrefour Soluções Financeiras.

Cenário - Levantamento do Provar apontou que a intenção de usar o crediário para comprar bens duráveis ou semiduráveis subiu em diversas categorias de produtos, especialmente na linha branca, que ficou em 77,6% neste trimestre, alta de 1,5 ponto percentual ante igual período de 2008.

A Casas Bahia, conhecida pela política agressiva de concessão de crédito, mantém por tempo indeterminado a campanha de vender alguns itens em 17 vezes sem juros. De acordo com a empresa, o volume de crédito será 10% maior neste ano, assim como o volume nas vendas natalinas.

Há pouco mais de um mês, a Casas Bahia iniciou ação de reabilitação de crédito que segue até janeiro de 2010. Na primeira quinzena deste mês, o programa já soma 50 mil clientes.

Na Coop (Cooperativa de Consumo), não haverá mudança na concessão de crédito, mas a taxa de juros está menor frente a 2008.

Por Alexandre Melo - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.