DATA DA PUBLICAÇÃO 03/10/2008 | Economia
Consumidor deve reduzir compras neste Natal
A três meses do Natal, o consumidor não aparenta entusiasmo com as compras de fim do ano, tradicionalmente o melhor período para o comércio brasileiro. Levantamento da FGV (Fundação Getulio Vargas) mostra que, em setembro, o nível de intenção de compras de bens duráveis para os próximos meses foi o mais baixo dos últimos dois anos.
Na pesquisa da fundação, 34% dos entrevistados, em um universo de mais de 2.000 domicílios, apostam em redução no volume de compras - o mais elevado percentual desde setembro de 2006. Analistas da LCA Consultores e do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) alertam para uma piora nesse cenário, com a possibilidade de menor oferta de crédito ao consumidor, devido ao agravamento da crise financeira.
O levantamento da FGV levou em conta dados apurados na Sondagem das Expectativas do Consumidor de setembro. Para o coordenador da pesquisa, Aluísio Campelo, o consumidor apresentou menor intenção de compras futuras devido ao grande nível de endividamento. "Se o consumidor já se sente endividado, ele não fica tão à vontade para fazer outras compras", disse, comentando que a contenção da demanda no mercado interno era uma das intenções do Banco Central ao elevar a taxa básica de juros (Selic). "Além de conter a inflação, havia também o temor por uma explosão de inadimplência", afirmou. Entretanto, ele admitiu que, para o caso específico das vendas de Natal neste ano, a atual cautela do consumidor não é uma boa notícia.
O economista, chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges comentou que o recuo no entusiasmo foi um dos dados mais preocupantes na pesquisa e o que mais chamou a sua atenção. Ele observou que houve um bom resultado na confiança do consumidor no mês (o ICC - Índice de Confiança do Consumidor, subiu 4,2% ante agosto).
Por sua vez, o economista da Fecomercio-RJ, João Carlos Gomes, pondera que o último trimestre conta com fatores macroeconômicos mais positivos, como maior número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho e aumento na renda real do trabalhador, em relação ao Natal passado. Para ele, esses fatores podem ser suficientes para compensar um provável recuo na concessão de crédito.
Na pesquisa da fundação, 34% dos entrevistados, em um universo de mais de 2.000 domicílios, apostam em redução no volume de compras - o mais elevado percentual desde setembro de 2006. Analistas da LCA Consultores e do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) alertam para uma piora nesse cenário, com a possibilidade de menor oferta de crédito ao consumidor, devido ao agravamento da crise financeira.
O levantamento da FGV levou em conta dados apurados na Sondagem das Expectativas do Consumidor de setembro. Para o coordenador da pesquisa, Aluísio Campelo, o consumidor apresentou menor intenção de compras futuras devido ao grande nível de endividamento. "Se o consumidor já se sente endividado, ele não fica tão à vontade para fazer outras compras", disse, comentando que a contenção da demanda no mercado interno era uma das intenções do Banco Central ao elevar a taxa básica de juros (Selic). "Além de conter a inflação, havia também o temor por uma explosão de inadimplência", afirmou. Entretanto, ele admitiu que, para o caso específico das vendas de Natal neste ano, a atual cautela do consumidor não é uma boa notícia.
O economista, chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges comentou que o recuo no entusiasmo foi um dos dados mais preocupantes na pesquisa e o que mais chamou a sua atenção. Ele observou que houve um bom resultado na confiança do consumidor no mês (o ICC - Índice de Confiança do Consumidor, subiu 4,2% ante agosto).
Por sua vez, o economista da Fecomercio-RJ, João Carlos Gomes, pondera que o último trimestre conta com fatores macroeconômicos mais positivos, como maior número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho e aumento na renda real do trabalhador, em relação ao Natal passado. Para ele, esses fatores podem ser suficientes para compensar um provável recuo na concessão de crédito.
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