NOTÍCIA ANTERIOR
Mais de 2,3 trilhões de SMS serão enviados em 2008 no mundo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Alunos da FEI criam mouse acionado por sopro
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/12/2007 | Tecnologia
Consumidor deve ficar atento na hora de fazer compras pela Internet
As vendas das lojas on-line brasileiras devem crescer 45% no Natal deste ano e deve atingir de R$ 1 bilhão em faturamento, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela consultoria E-bit.

Por conta desse crescimento, os consumidores devem ficar atentos às fraudes digitais. Segundo teste divulgado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Pro Teste com 34 lojas virtuais analisando itens como informação sobre a loja disponível na página de compras, condições de pagamento, prazos, condições de entrega e reembolso, 22 das lojas foram reprovadas.

Além dos itens tradicionais referente a qualidade dos serviços oferecidos, cresce a preocupação com as fraudes digitais realizadas no natal. "Os crackers, ou seja, os invasores, têm inovado. Clonam as páginas das lojas virtuais reais de forma tão idêntica que somente prestando muita atenção o e-consumidor percebe que se trata de um site clonado. Além disso, estão propagando e-mails natalinos, em nome de organizações, com links fraudulentos", afirma o especialista em segurança digital e diretor da OS&T Informática, Sérgio Leandro.

De acordo com o Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), as fraudes digitais em 2006 cresceram cerca de 53%. Já os problemas de segurança aumentaram cerca de 190%. Entre os vírus mais propagados, o phising scam tem ocupado os primeiros lugares da lista.

Confira algumas dicas para evitar problemas nas compras on-line:

-Utilize apenas o seu computador, atualize o antivírus e não faça compras em locais como lan houses;
-Não acesse links de mensagens encaminhadas por e-mail por estranhos, eles podem ter programas espiões;
-Evite propagandas que prometem levá-lo ao site, prefira digitar o endereço na barra quando quiser visitar uma página;
-Prefira as lojas grandes e conhecidas ou aquelas indicadas por amigos;
-Busque no site as informações do endereço físico da loja e dos telefones;
-Desconfie de lojas que não aceitam cartão de crédito e pedem depósitos;
-Ao comprar pela Internet, jamais passe dados pessoais ou financeiros por e-mail. De novo, empresas confiáveis solicitam essas informações no próprio site, informando claramente os aspectos de segurança e condições comerciais.

Por Diário Online - Agências
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.