NOTÍCIA ANTERIOR
Petistas anunciam em Mauá pré-candidatura de Dilma
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá opta por reforma de poltronas
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/07/2009 | Cidade
Construção da UFABC em Mauá sai até 2011
A instalação de um campus da UFABC (Universidade Federal do ABC) em Mauá será concluída até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que termina no final de 2011.

De acordo com a coordenadora de projetos especiais da cidade, Maria Inês Soares, foi o ministro da Educação, Fernando Haddad, quem garantiu a ela e ao prefeito Oswaldo Dias (PT) que a promessa do presidente feita durante um comício em prol de Oswaldo em 31 de setembro do ano passado será cumprida.

O terreno indicado pela Prefeitura pertence ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e fica ao lado do estádio de futebol Pedro Benedetti, na Vila Noemia, próximo ao Paço Municipal. O INSS é impedido por lei de doar áreas e o impasse para o início da construção gira em torno de qual é a melhor opção: o MEC comprar o terreno ou a Prefeitura fazer a aquisição.

O prazo para resolução do impasse não é muito longo: até o final do mandato do presidente Lula terá se passado cerca de um ano e meio.

De acordo com Maria Inês, a decisão não é muito complicada de ser resolvida. Levando em consideração a questão financeira da Prefeitura, que passou por forte dificuldade no início do ano com os R$ 217 milhões de restos a pagar deixados pelo ex-prefeito Leonel Damo (sem partido), o MEC comprar o terreno seria uma boa opção.

“Mas também tem a questão de que se comprássemos o terreno estaríamos mais presentes no processo de construção. Ainda vamos discutir bastante”, explicou.

A área foi escolhida por oferecer boas condições de acesso, tanto no transporte particular como no público, de acordo com Maria Inês. O terreno fica às margens da Avenida Papa João XXIII onde passam diversas linhas de ônibus, está próximo à estação de Mauá da CPTM, e tem acesso fácil de veículos particulares.

A Prefeitura manteve expectativa de realizar o primeiro vestibular na instituição no final deste ano.

Chegou até a oferecer à União um prédio alugado para o processo seletivo, que foi negado pelo Ministério. O próprio prefeito Oswaldo Dias já tinha manifestado a esperança em realizar o primeiro vestibular em 2009.

Por Gustavo Pinchiaro - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.