NOTÍCIA ANTERIOR
Donizete Braga reúne-se com conselheiros do PPA
PRÓXIMA NOTÍCIA
Plenária da Mobilidade elege seis delegados no Jardim Zaíra
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/03/2014 | Cidade
Consórcio Intermunicipal realiza conferência em Mauá
Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Grande ABC, tratou de gestão de riscos, cidade “resiliente” e outros temas, foi a maior realizada no Estado

Mais de 270 pessoas participaram na última sexta-feira e sábado, 14 e 15 de março, da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, realizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC no município de Mauá. O evento foi apontado pelos organizadores e autoridades presentes como o maior realizado no Estado de São Paulo até agora, e preparou os sete municípios da região para a Conferência Estadual, marcada para abril. A gestão integrada de riscos e respostas a desastres e a promoção da cultura de proteção, em busca do conceito de cidade “resiliente” (aquela capaz de se antecipar aos desastres e de se reorganizar após ocorrências graves), foram alguns dos temas discutidos.

Durante a abertura, o Cel. PM Marco Aurélio Alves Pinto, secretário da Casa Militar do Governo do Estado e coordenador da Defesa Civil Estadual destacou a importância do Consórcio na articulação regional, possibilitando avanços em Defesa Civil. “Estou feliz de estar aqui não por conta de algum deslizamento em área de risco, mas para discutir a elaboração de uma agenda conjunta em prol de ações preventivas em âmbito regional. A região e o Consórcio têm características diferentes. Unidos estamos quebrando paradigmas para levar mais qualidade de vida às pessoas”, disse, lembrando o recente pleito do Consórcio pela remoção preventiva de 630 famílias de áreas críticas, cujo convênio com o governo estadual para pagamento de 50% do auxílio aluguel está em vias de ser assinado.

O prefeito de Mauá e anfitrião da Conferência, Donisete Braga, lembrou que “a região está fazendo sua lição de casa, mas é essencial a gestão compartilhada envolvendo o Governo do Estado para salvar a vida das pessoas”. O prefeito acrescentou que “mais uma vez a região demonstra seu pioneirismo e unidade ao realizar a 1ª Conferência Intermunicipal”.

O secretário executivo do Consórcio, Luís Paulo Bresciani, resgatou a história mais recente da evolução da Defesa Civil na região, a partir da criação de Grupo de Trabalho específico para o tema, em 2010. “O Consórcio tem investido na estrutura, com aquisição de viaturas e equipamentos para as Defesas Civis dos municípios, monitoramento através do Saisp (estadual) e Cemaden (federal), capacitação das equipes em parceria com a UFABC, contratação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para elaboração dos mapas de risco, captação de recursos para estabilização de encostas e união dos GTs Defesa Civil e Planejamento Urbano. Além disso, com a criação do Grupo Temático Gestão de Riscos, que trabalhou na construção da ousada proposta de remoção preventiva, as famílias já estão sendo notificadas e removidas pelas prefeituras”.

O professor e geólogo Fernando Nogueira, da UFABC falou sobre os Novos Paradigmas para a Proteção e Defesa Civil. “O ABC dá um passo importante à medida que um organismo intermunicipal passa a tratar da questão: o Consórcio”, afirmou.

O tema oficial Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional foi dividido em quatro eixos temáticos, com aprovação de diretrizes que agora estão sendo organizadas em documento final a ser apresentado na Conferência Estadual.

Por Heitor Bisi - PMD
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6195 dias no ar.