NOTÍCIA ANTERIOR
''Marca Tortorello'' corre risco de extinção
PRÓXIMA NOTÍCIA
CNJ lança cadastro de condenados por mau uso de recursos públicos
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/12/2008 | Política
Consórcio Intermunicipal encerra ano com pendências
O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC encerra o ano sem grandes realizações. À frente da entidade desde o início de 2008, o prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), disse que as pendências que ficarão para o próximo ano são resultado do processo eleitoral. "Por mais esforço que a gente faça, a participação e a luta acabam girando em torno das sucessões."

O chefe do Executivo andreense reconhece, no entanto, que a "ausência" dos prefeitos das sete cidades nos debates deixou pendentes questões relevantes e antigas, como o debate para forçar a aprovação da Lei Específica da Billings - encabeçada pela frente parlamentar da região -, a adequação da entidade à Lei de Consórcio Público e a conquista de um novo hospital público para o Grande ABC, luta articulada pelo deputado estadual Donisete Braga (PT-Mauá).

"Queríamos a aprovação (da Lei da Billings) ainda neste ano. Também fiz todo o esforço, em 2007, para o Consórcio se tornar público. Em 2008, não deu para fazer muito em virtude das sucessões. Espero que no ano que vem consigam adequar", resume Avamileno.

Eximindo-se da responsabilidade sobre os problemas que terão de ser resolvidos na próxima gestão, o petista pontua as ações que devem ter atenção redobrada do futuro presidente. "Entregamos (ao Estado) relatórios para a construção de um hospital para atender Mauá, Ribeirão e Rio Grande nos moldes do Hospital Mário Covas (em Santo André) e do Serraria (em Diadema) mas não obtivemos resposta. Ficará para a próxima gestão."

O prefeito não culpa o governo estadual pela morosidade em resolver problemas pontuais do Grande ABC, mas aponta a burocracia dos poderes e a economia como pedras no caminho. "Quando se tem vontade política, as coisas se resolvem mais rápido. Mas precisamos compreender os problemas burocráticos e econômicos em todos os órgãos."

Às vésperas de abandonar o cargo, Avamileno cobra mais atenção ao papel do Consórcio na região. Segunda-feira, durante a última reunião do ano, ele apresentou um balanço das atividades que coordenou, entre elas destacou a assinatura da ordem de serviço para a limpeza dos piscinões, uma pendência que vinha sendo discutida há cinco anos.

Na lista de dever cumprido também estão os convênios com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário) para a transposição da ferrovia em Capuava; e com a Secretaria de Estado de Assistência Social, além dos seminários do setor plástico e da Agenda 21 (com o compromisso dos candidatos a prefeito do Grande ABC). "Apesar de ser um ano atípico, o Consórcio cumpriu o seu papel."

Por Rita Donato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.