NOTÍCIA ANTERIOR
Vítima cai de telhado em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Buracos exigem atenção de motoristas no Sertãozinho
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/02/2013 | Cidade
Consórcio articula prioridades regionais da Saúde com governos Estadual e Federal
Consórcio articula prioridades regionais da Saúde com governos Estadual e Federal O prefeito Donisete Braga durante reunião do Consórcio. Foto: Roberto Mourão/PM
O prefeito Donisete Braga durante reunião do Consórcio. Foto: Roberto Mourão/PM
Propostas incluem aumento do aporte financeiro para consultas de especialidades e um hospital de retaguarda para longa permanência.

Prefeitos das sete cidades do ABC definiram na terça-feira (19-02), durante reunião extraordinária no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a agenda prioritária da Saúde que será articulada pela entidade junto aos governos estadual e federal.

Essas discussões mostram que as ações da Prefeitura de Mauá estão em sinergia com as necessidades regionais, uma vez que a cidade pleiteia o reconhecimento pelo Governo Estadual, que o Hospital Nardini já se tornou referência para o ABC. “Em nossa reunião no último dia 8, o Secretário Estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri se mostrou sensibilizado com esse momento importante de Mauá e assumiu o compromisso de elaborar o estudo para poder ajudar no custeio do Nardini, pois entendeu que o hospital Nardini realmente já se tornou uma referência regional", explicou o prefeito Donisete Braga.

“Como prefeitos somos questionados em cada cidade sobre a ausência de médicos e, na verdade, nem sempre se trata da falta do profissional na UPA ou UBS. Muitas vezes o paciente já foi encaminhado para uma especialidade e não foi atendido”, disse o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. “A partir de hoje vamos pedir agenda com o Estado para discutir essas questões”, anunciou.

Segundo Arthur Chioro, integrante do GT Saúde do Consórcio e secretário municipal da pasta em São Bernardo, estudos iniciais identificaram que um aporte de aproximadamente R$ 14 milhões/ano para as consultas de especialidades e exames nos hospitais Mário Covas e Serraria e nos AMEs Santo André e Mauá, sob gestão do Estado, resolveriam as demandas da região.

Outro ponto importante que será alvo de articulação com o governo estadual envolve a implantação de um hospital regional de retaguarda, com leitos de longa permanência destinados a pacientes crônicos. Com isso aumentaria o giro dos demais hospitais do ABC. Também será cobrado o serviço de politrauma e neurotrauma no Hospital Mário Covas, com recursos federais já previstos no Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS) mas sem andamento no Estado.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.