NOTÍCIA ANTERIOR
Edmar da Reciclagem assume PSDB mauaense
PRÓXIMA NOTÍCIA
Orçamento de Mauá fecha 2º quadrimestre positivo
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/10/2009 | Cidade
Consenso no PT de Mauá perde efeito
A articulação entre os principais grupos do PT de Mauá para garantir uma chapa única e de consenso não deve ter efeito nas eleições do PED (Processo de Eleições Diretas). Isso porque um grupo de cerca de 70 militantes, independente das articulações políticas existentes no partido, protocolou uma chapa de oposição para disputar a executiva do diretório. Vanderli Carvalho é quem encabeça a chapa e também é uma das fundadoras do partido na cidade, ao lado do prefeito Oswaldo Dias.

A principal divergência do grupo com o atual comando é a desvinculação do PT com a administração pública. De acordo com Vanderli, o partido deve discutir as ações na Administração, mas não ter integrantes do primeiro escalão no diretório. “Por isso é inaceitável que o Leandro Dias, filho do prefeito, seja o presidente do PT”, analisou Vanderli. Leandro é o nome de consenso entre o grupo do prefeito, do vice-prefeito Paulo Eugenio Pereira, deputado Donisete Braga e da articulação de esquerda.

Com a proposta aceita, o grupo acredita que o PT vai poder trabalhar com ênfase nos militantes e filiados. “Precisamos valorizar a militância e investir em formação política. Para ser um governante, é preciso ter base. E também não se esquecer da bandeira do partido, que foi criado a partir de movimentos populares e minorias”, comentou Vanderli. A crítica surgiu pela ligação do atual presidente do PT, o secretário de Obras, Hélcio Antonio da Silva, e do indicado a presidente, Leandro Dias, com o Executivo.

Recentemente, o PT aprovou uma mudança no código de ética que não permite que funcionários comissionados em administrações públicas ocupem cargos na executiva. A mudança ocorreu enquanto Hélcio já ocupava o cargo de presidente do PT, por isso ele não disputou a reeleição.

A chapa de oposição foi protocolada no dia 26/9, no final do dia que era o último para inscrições de chapas. “A ideia é surgirmos como elemento surpresa”, comentou Vanderli. A chapa tem 39 membros inscritos e só tem a definição da presidente. “Se formos para o segundo turno, vamos decidir os cargos. Vai ser uma grande luta”, explicou.

De acordo com os vereadores Rômulo Fernandes e Marcelo Oliveira, a ideia é discutir com o grupo de Vanderli a composição de chapas e evitar a disputa em eleições. Vanderli garantiu que não vai abrir mão da disputa.

Por Gustavo Pinchiaro - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7730 dias no ar.