NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá renova o contrato com a Apraesp
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aliados de Donisete e G-9 evidenciam tensão em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/02/2014 | Cidade
Conselhos Municipal e Gestor de Saúde tomam posse
Conselhos Municipal e Gestor de Saúde tomam posse Ao todo, serão 300 representantes distribuídos pelos 40 serviços de saúde do município
Ao todo, serão 300 representantes distribuídos pelos 40 serviços de saúde do município
Cerimônia ocorreu na noite desta segunda-feira no Teatro Municipal de Mauá

A Prefeitura de Mauá aposta na gestão compartilhada para colocar em prática a humanização em sua rede municipal de saúde. Por isso, tomaram posse na noite desta segunda-feira (24/02) os Conselhos Municipal e Gestor de Saúde para a Gestão 2014/2015. Ao todo, serão 300 representantes distribuídos pelos 40 serviços de saúde do município.

Durante a cerimônia sediada no Teatro Municipal também foi apresentado o Plano Municipal de Saúde. O documento apresenta metas e propostas a serem cumpridas até 2017. Cada uma delas foi discutida durante a Conferência Municipal de Saúde, realizada em agosto de 2013 e ainda no PPA Participativo.

“Nosso principal objetivo é promover a humanização do atendimento em toda a rede, sem esquecer a necessidade de ampliação, reorganização e qualificação do sistema”, pontua o prefeito Donisete Braga, que agradeceu a ex-secretária Lumena Furtado pelo empenho e dedicação durante o período em que atuou na cidade. Ela deixou Mauá para ser assessora especial do novo ministro da Saúde, Artur Chioro.

A nova composição do CMS passa a ser paritária, com 16 membros titulares – e 16 suplentes, representantes dos usuários dos serviços. Os demais integrantes são oito representantes dos trabalhadores da saúde e oito gestores. Dos 16 usuários, oito representam os Conselhos Gestores de Unidades Básicas de Saúde, quatro de outros serviços, dois representantes sindicais e dois de associações de moradores, entidades de aposentados e pessoas com patologias ou deficiências.

Os oito membros titulares – e oito suplentes – do segmento trabalhadores da saúde representam a entidade com quatro funcionários de Conselhos Gestores de Unidades Básicas, três dos sindicatos e associações de servidores públicos e autárquicos de Mauá e um de entidades sindicais de funcionários do setor privado ou de entidade de classe. Dos representantes institucionais, quatro são gestores da Secretaria de Saúde, um do Hospital Nardini, dois de prestadores de serviços públicos e privados de saúde e um de instituição de ensino.

O Conselho Municipal de Saúde promove plenárias ordinárias na última quinta-feira de cada mês, às 14h, no auditório do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini. A secretária de Saúde Célia Bortoletto reforçou a importância de cada um dos eleitos, tanto para o conselho municipal de saúde como para o conselho gestor. “Todos serão responsáveis por colocar em prática e operar esse Plano Municipal de Saúde, e também atuarão como militantes em nome do ganho de qualidade da saúde em Mauá”, destacou.

Sebastião da Silva, metalúrgico aposentado de 68 anos, foi eleito para atuar como conselheiro da Unidade Básica de Saúde do Jardim Santista. “Nós da população precisamos fazer a nossa parte. Cobrar, fiscalizar e ajudar no que for preciso. Elogiar e mesmo criticar sempre que necessário, sem se omitir”, afirmou.

MUDANÇAS - A novidade é que a representação agora atinge todos os 40 serviços de saúde que passam a ter seus próprios conselheiros gestores, como a Divisão de Controle de Zoonoses, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O objetivo da inclusão de mais gestores no universo de conselheiros é avançar no controle social e na participação popular.

MANDATO - Os conselheiros gestores têm mandato de dois anos não remunerado. Foram eleitos os dois conselheiros mais votados na categoria usuário e um trabalhador da saúde por unidade. Para a composição do Conselho Gestor do Hospital Nardini, além dos dois usuários mais votados, foram eleitas duas pessoas pela sociedade civil organizada em plenária específica para este fim. Na categoria trabalhador da saúde, é o primeiro mais votado, permanecendo como suplente o segundo colocado. São dois representantes de trabalhador, um da administração direta e um funcionário da Fundação ABC.

Há conselhos gestores para os seguintes serviços: Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centro de Reabilitação, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centro de Especialidades Médicas de Mauá (CEMMA), Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO),Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Centro de Referência à Saúde (CRS), Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Adulto, CAPS Álcool e Drogas e CAPS infantojuvenil e Santa Casa.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.