NOTÍCIA ANTERIOR
Novas câmeras de segurança serão instaladas em novembro
PRÓXIMA NOTÍCIA
ABCD registra dia mais quente do ano
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/10/2012 | Setecidades
Conselho aprova projeto do Cine Teatro Carlos Gomes
Conselho aprova projeto do Cine Teatro Carlos Gomes Reforma foi paralisada em julho. Foto: Luciano Vicioni
Reforma foi paralisada em julho. Foto: Luciano Vicioni
Documento traz pareceres técnicos sobre obra de restauro

Em reunião realizada nesta terça-feira (02/10), os membros do Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André) aprovaram, por unanimidade, o projeto entregue pela Prefeitura sobre o restauro do Cine Teatro Carlos Gomes.

A ata da reunião será encaminhada ao Ministério Público, que irá decidir sobre a continuidade da obra. O prazo determinado pelo promotor de Justiça do Meio Ambiente de Santo André, Fábio Luiz Rossi, para que a Prefeitura entregasse o estudo técnico, incluindo o projeto de adequação arquitetônica, o projeto executivo de arquitetura, estrutura e de instalações do Cine Teatro terminaria nesta quarta-feira (03/10).

De acordo com o conselheiro da sociedade civil do Comdephaapasa, Adalberto Dias Almeida, o documento apresentado contemplava todos os itens técnicos exigidos para que o restauro aconteça. “Foram observados pareceres sobre projeto arquitetônico, de acústica, hidráulica e ventilação, por exemplo. Eram itens que foram pedidos no início das obras e que, por não serem apresentados anteriormente, levaram à interdição pelo MP”, afirmou.

O conselheiro adiantou que o projeto segue os planos de transformar o espaço em uma sala multicultural para pequenos eventos como exposições, aulas de dança, além de abrigar a Orquestra Sinfônica de Santo André.

Histórico - No início de julho, o Ministério Público suspendeu o início da reforma feita pela Administração Municipal, decisão que foi mantida pelo promotor, em 3 de agosto. A decisão foi tomada após denúncias dos membros do Comdephaapasa e do movimento SOS Carlos Gomes, que queixam-se que a obra não estava preservando características originais do prédio, construído em 1925 e tombado como patrimônio histórico pelo Conselho em 1992.

A reforma foi paralisada, de acordo com o despacho do promotor, até que o Comdephaapasa aprovasse o projeto integral e completo de reforma e adequação do Cine Teatro Carlos Gomes.

Por Angela de Paula - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.