NOTÍCIA ANTERIOR
Cidade Limpa retorna à Região 12
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá inicia estudo de árvores
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/10/2014 | Cidade
Conselheiros do OP de Mauá recebem cópia do LOA 2015
Conselheiros do OP de Mauá recebem cópia do LOA 2015 Durante o encontro o prefeito esclareceu dúvidas e falou sobre alguns dos principais avanços. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Durante o encontro o prefeito esclareceu dúvidas e falou sobre alguns dos principais avanços. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Projeto de lei que a população ajudou a elaborar por meio das 14 plenárias realizadas, foi entregue aos conselheiros em reunião realizada nesta quinta (16)

Nesta quinta-feira (16), o prefeito Donisete Braga e secretários municipais receberam conselheiros do Orçamento Participativo no auditório do gabinete do chefe do Executivo. Durante o encontro, os conselheiros receberam cópia do projeto de lei do Orçamento 2015, protocolado na Câmara dia 30 de setembro e que teve a contribuição direta da população por meio das 14 plenárias realizadas nas diversas regiões da cidade.

Mais especificamente, a contribuição da população se deu por meio da votação de obras e medidas prioritárias para a cidade como um todo e para a região em que habitam. Os conselheiros foram eleitos pela população justamente para acompanhar e fiscalizar o cumprimento destas prioridades.

"Com a entrega da LOA (Lei Orçamentária Anual) aos conselheiros, fechamos um ciclo que teve início com a realização da primeira plenária do Orçamento Participativo, dia 5 de maio", contextualizou o secretário de Relações Institucionais, Marcos Filório.

Os conselheiros participaram de palestras sobre temas como Negociação, Licitação e Orçamento a fim de receber formação apropriada antes de participar, como voluntários, do Orçamento 2015.

Em atividade denominada Caravana de Prioridades, eles visitaram algumas das principais obras então em andamento pela cidade, incluindo o CEU das Artes do Parque das Américas e a Estação de Tratamento de Esgoto do Bairro Capuava. O CEU já foi entregue e a ETE, que permitirá a Mauá tratar 100% de todo esgoto coletado, será inaugurada em dezembro próximo.

"Nas atividades de formação, procuramos demonstrar que administrar uma cidade é como, numa escala bem menor, administrar a própria casa. É preciso fazer escolhas na hora de gastar ou investir recursos escassos, levando em conta a importância objetiva de cada opção. O que é melhor, gastar na festa no aniversário de 15 anos ou pagar a prestação do carro ou da casa?", explica Marcos Filório.

"Nossa estratégia é fazer muito com pouco e buscar alternativas", endossou o prefeito Donisete Braga, lembrando que as receitas são limitadas para lidar com as necessidades da cidade de 450 mil habitantes e repleta de demandas sociais.

Durante o encontro o prefeito esclareceu dúvidas e falou sobre alguns dos principais avanços nestes 20 meses de governo em áreas consideradas prioritárias para a população. Na Saúde, a vinda de 47 médicos estrangeiros, a reestruturação da rede e a reforma das Unidades Básicas de Saúde, em curso. Na Mobilidade Urbana, a preparação de nova licitação do transporte público em tempo recorde de apenas três meses para a renovação da frota que já teve início com entrega de 48 ônibus zero-quilômetro, além do sistema de integração ônibus-trem adotado em caráter pioneiro na região do Grande ABC.

Na Educação, a entrega de uniformes completos após cinco anos de vacância e a conclusão da reforma e ampliação da escola municipal Darci Fincatti após anos de paralização. Na Segurança, entrega de 20 novas viaturas e uniformes para a corporação, que também teve estatuto aprovado. O prefeito citou ainda o CEU das Artes, a construção do Poupatempo, da ETE Capuava, entre outras obras

A peça orçamentária 2015, que contém a previsão de receitas e despesas para a administração direta e indireta relativa ao ano que vem, é de R$ 1.248.197.000,00.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.