NOTÍCIA ANTERIOR
Brasil recupera liderança entre países que passam mais tempo na internet
PRÓXIMA NOTÍCIA
Brechas ainda sem correção são exploradas no Acrobat e no Excel
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/02/2009 | Informática
Conheça truques para melhorar o desempenho do Windows Vista
A coluna tem sempre dado ao Windows Vista um destaque discreto, por entender que a grande maioria dos usuários ainda faz uso do Windows XP. Mas muitas empresas, aos poucos, com a troca de computadores, acabam por assumir o Vista como sistema padrão. Isso também começa a aumentar entre os usuários comuns.

Mas você sabe como deixar o Vista do seu jeito, de forma simples e direta? O programa Ultimate Windows Tweaker (faça o download) desempenha este papel, agrupando uma série de configurações do sistema Operacional em uma interface única.

Um ponto de atenção no programa é o fato dele ser totalmente em inglês, dificultando um pouco para quem não tem familiaridade com o idioma. Outra questão é que sua execução deve ser realizada com um usuário com perfil de administrador do computador.

Ao abrir o programa, são exibidas informações básicas sobre o seu computador. A brincadeira começa quando navegamos pelas abas listadas à esquerda da tela. Vamos à explicação do que você pode mudar em cada uma delas.

>>>> Personalization

Esta aba permite personalizar o Windows Explorer, itens do botão iniciar e também a aparência da barra de tarefas.

Nas configurações do Windows Explorer, você encontra itens interessantes como a Launch folders in separate process. Esta configuração faz o sistema operacional abrir pastas em diferentes processos do sistema, assim, caso algum problema ocorra, não serão fechadas todas as janelas do Windows Explorer abertas, apenas a que apresentou falha.

A opção Show driver letters também é interessante pois altera a posição da letra que identifica a unidade no sistema (C:, D:, etc). Por padrão o Windows Vista usa o formato nome (letra) – exemplo: Disco Local (C:) – usando esta opção, pode mudar o formato para (C:) Disco Local.

Por fim, se você tem dificuldade de selecionar múltiplos arquivos no Windows Explorer – usando o botão CTRL – pode ativar o item Enable check boxes to select items, que coloca um campo de marcação ao lado de cada nome de arquivo, facilitando a seleção múltipla.

No Customize Start Menu é possível diminuir os ícones no menu iniciar – que são enormes – através da opção Use small icons, e também a sua quantidade, que por padrão são nove.

Por fim, o item Taskbar appearence permite alguns ajustes na barra de ferramentas, como desabilitar as janelas em miniatura que mostram o programa em execução quando passamos o mouse sobre os itens na barra - opção Disable window previews (thumbnails).

>>>> User Accounts & UAC

Este item permite configurar itens alterar configurações gerais das contas de usuário. Em Welcome screen tweaks estão as opções de personalização da tela de inicialização do Windows. O item Disable to show last logged-in user name remove a exibição da mensagem da ultima vez que um usuário acessou o sistema. A opção Enable or disable built-in guest account permite habilitar ou remover a criação de usuários convidados no computador.

>>>> System Performance

Agrupa opções que interferem no desempenho do computador. Inicialmente existem 4 barras de alteração de velocidade, que manipulam respectivamente: tempo de espera para finalizar um processo quando o computador é desligado, tempo de para finalizar uma aplicação quando para de responder ao sistema, tempo para finalizar uma aplicação que para de responder durante o processo de desligamento do computador e por fim a velocidade de acesso aos menus.

As barras vão do slow (lento), que é a opção padrão, até fast (rápido), divididos em 11 diferentes pontos em uma escala. Eu recomendo deixar a barra na posição central. Nem tão rápido, nem tão lento.

Na área System performance tweaks existem configurações mais complexas do sistema. Algumas delas são interessantes, como a Forcibly unload DLLs from memory, que força a remoção da memória das bibliotecas de programas que insistem em ficar carregadas mesmo depois de fecharmos os programas.

Se você tem 4 Gb ou mais de memória em um computador com processador de 32 bits, convém ativar a opção Enable support for 4Gb of RAM (or more) in Vista x86, para que o sistema reconheça toda a memória.

A área Optimize Services permite desabilitar alguns recursos, como por exemplo o ReadyBoost, que permite usar dispositivos como pendrives para aumentar a memória RAM do PC. Sem uso, esses recursos acabam sendo desnecessários.

>>>> Security Settings

Altera e define configurações de segurança do sistema operacional.
Nos itens agrupados em Administrative restriction eu destaco a configuração de auto-execução de dispositivos móveis (Disable autoplay for removable devices). Esta configuração reduz o indice de infecção por vírus em dispositivos móveis, pois eles usam justamente a auto-execução para se instalarem e proliferarem no sistema.Falei como remover essa configuração no Windows XP na coluna “Pacotão de dúvidas: reforma no Firefox e mais segurança no pen drive”.

No item Windows Update Settings vale a pena marcar a opção Disable automatic restart after Windows Updating, que evita a famosa reinicialização automática após a atualização do Windows.

>>>> Network Security

Esta aba manipula as configurações de segurança de rede, tão importantes para manter o sistema longe de invasores e manter a privacidade de nossos dados.
Basicamente todas as opções visam esconder o computador quando estiver conectado. Estas opções são utilíssimas para quem usa notebooks e costuma conectá-lo a diversas redes.

Uma opção que pode ser interessante marcar é a Disable auto-discovery of media contents in shared network by Windows Media Player. Este recurso do Windows Media o faz buscar nas máquinas com compartilhamento de arquivo na rede por arquivos de mídia (som e vídeo).

>>>> Internet Explorer

O Ultimate Windows Tweaker detecta qual versão do Internet Explorer – 7 ou 8 - está instalada na máquina e exibe as opções de configuração pertinentes.
É possível alterar a barra de título, onde vem sempre escrito o texto Windows Internet Explorer.

Também é possível alterar o local no PC onde as transferências de arquivo são salvas (item Download directory). Destaco também o item Enable clear type for HTML, que melhora a leitura das fontes nas páginas da internet.

É possível também ativar e desativar o filtro de phishing. Eu recomendo deixar configurado como turned on, ou seja deixar o filtro ativo, garantindo maior segurança na navegação.

>>>> Additional Options

Nesta aba encontramos as miscelâneas, ou seja, opções gerais de configurações como, por exemplo, o item Remove arrows from shortcut icons, que retira aquela setinha que o Windows coloca no canto dos ícones de atalho.

Também é interessante ativar a opção Show copy to folder, que permite, ao clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo copiá-lo para uma pasta pré-determinada.

Itens como Disable low disk checks, na minha opinião, jamais devem ser ativados. Esse último desabilita o aviso de disco rígido cheio, muito importante por questões de desempenho e segurança. Se você não souber que o disco está cheio, como saberá que passou da hora executar uma limpeza?

>>>> Considerações finais

Na coluna eu descrevi apenas algumas funcionalidades do aplicativo, ele possui uma série longa de opções que podem ser exploradas.

Claro que toda mudança pode gerar algum efeito desagradável, por isso, vale a pena usar o botão Create system restore point antes de mudar qualquer coisa. Com isso tira-se uma cópia das configurações atuais do sistema, podendo restaurá-la em caso de problemas futuros.

Se tiver dúvida sobre o que exatamente faz cada item, basta parar o cursor do mouse sobre ele que uma pequena descrição será apresentada.

Por fim, os comentários estão abertos aguardando suas dúvidas e sugestões. Lembrando que todas as quintas-feiras a coluna é dedicada a responder ao leitor, até lá.

* Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados à internet, computação e tecnologia.

Por Fernando Panissi* - Especial para o G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6194 dias no ar.