NOTÍCIA ANTERIOR
Por que sonhamos - e por que os sonhos se repetem?
PRÓXIMA NOTÍCIA
As vantagens e desvantagens do cada vez mais popular coletor menstrual
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/10/2017 | Saúde e Ciência
Conheça quatro causas para couro cabeludo mais sensível
Conheça quatro causas para couro cabeludo mais sensível Foto de divulgação - Programa Bem Estar/Globo
Foto de divulgação - Programa Bem Estar/Globo
Alergia, caspa, líquen plano e tricodinia são algumas causas. O couro cabeludo é uma pele com características diferentes do restante do corpo.

Por que o couro cabeludo coça? O Bem Estar desta quinta-feira (26) falou de quatro causas para couro cabeludo mais sensível: alergia, caspa, líquen plano e tricodinia (um problema que a pessoa sente dor só de encostar o pente ou a escova na cabeça). Os dermatologistas Márcia Purceli e Francisco Le Voci falaram sobre descamação do couro cabeludo e cuidados com alergias e dermatite seborreica.

O couro cabeludo é uma pele com características diferentes do restante do corpo. Ela é mais grossa, pouco elástica e pode ser bastante oleosa porque é repleta de folículos e cada um tem pelo menos uma glândula sebácea. Os especialistas explicam que não há necessidade de cuidar do couro cabeludo com produtos específicos, pois shampoos para os fios já promovem a sua limpeza. Entretanto, em casos de sensibilidade, é recomendado usar shampoos com menos sulfato.

O problema mais comum que surge no couro cabeludo é a dermatite seborreica – a caspa. Ela é uma doença inflamatória crônica que costuma aparecer em pessoas que têm o couro cabeludo mais oleoso. Dois fatores pioram a caspa: mudanças bruscas de temperatura e estresse. Isso porque a doença está relacionada à baixa imunidade.

Quem tem caspa deve evitar banho com água quente e também não pode coçar. O tratamento para caspas leves é feito com shampoo anticaspa. Se a caspa é intensa, a pessoa deve procurar um dermatologista. O tratamento varia de acordo com a idade, sexo e produtos químicos usados nos cabelos.
Pesquisa mostra os efeitos de alguns produtos químicos usados em tratamento de cabelo

Pesquisa mostra os efeitos de alguns produtos químicos usados em tratamento de cabelo

A segunda causa é a alergia. Ela costuma aparecer após o uso de um produto químico (tintura, shampoos, alisantes). Jamais fique coçando o couro cabeludo durante a aplicação de tintura porque pode fazer feridas muito graves.

Já o líquen plano pilar é uma doença inflamatória cuja causa é desconhecida. Os fios caem e vão deixando falhas na cabeça. Onde ocorreu a queda, os fios não crescem mais. Quem sofre desse problema precisa tomar um medicamento diário contínuo. Em alguns casos é usado corticoide oral e tópico.

A quarta causa é a tricodinia – uma doença que causa sensibilidade dolorosa no couro cabeludo. Quem tem não consegue nem encostar no couro cabeludo. A sensibilidade pode aparecer em qualquer fase da vida, mas é mais comum em mulheres na terceira idade.

Por G1, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.