NOTÍCIA ANTERIOR
Ao completar 20 anos, Linux sofre ataque em site de desenvolvimento
PRÓXIMA NOTÍCIA
Após troca no comando, ações da HP caem para menor nível desde 2005
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/09/2011 | Informática
Conheça programas gratuitos que permitem capturar a tela do PC
Nem sempre produzir textos ou apresentações em slides é o suficiente para demonstrar em detalhes as funcionalidades de um programa ou a criação de materiais explicativos. Que tal capturar todos os movimentos executados na tela do computador e ainda poder narrar as etapas, passo a passo, podendo salvar todo o trabalho em um arquivo de vídeo?

Nesta coluna, irei apresentar programas gratuitos para a geração de screencasts, que podem ser publicados em sites, blogs, redes sociais ou em DVDs personalizados. A vantagem de criar esse tipo de mídia está em enriquecer apresentações de maneira muito mais abrangente do que se o conteúdo fosse gerado em apresentação de slides, com a vantagem de simplesmente ir demonstrando o que se quer apresentar. Se desejar, o usuário também pode ir narrando toda a apresentação.

Disponível em serviço on-line
O "Screencast-o-Matic" permite capturar os movimentos executados no computador, sem necessidade de instalação. O aplicativo requer que esteja instalado no computador o JRE (Java Runtime Environment). Também é possível selecionar uma área específica da tela do computador para gerar o vídeo. Nesse caso, a vantagem de recorrer ao serviço é que os vídeos podem ser capturados em qualquer sistema operacional que permita a instalação do JRE.

Para usar o sistema, basta acessar o site do Screencast-o-Matic e criar um breve cadastro no site do desenvolvedor. Após cadastrado e com o acesso autorizado, é hora de "colocar a mão na massa". Para iniciar a gravação, basta criar no botão "Start Recording". Em instantes, será exibida a tela inicial do programa. Com o mouse, é possível redimensionar a área de captura, configurar o microfone, alterar a resolução de tela e habilitar a webcam.

Após definidas as propriedades do vídeo, basta clicar sobre o botão de "rec", representado por um círculo vermelho. Para interromper temporariamente a captura da tela, é só clicar na combinação de teclas "Altt + p". Para finalizar a gravação, clique em "Done". O serviço oferece a inclusão de um som para que seja integrado ao arquivo, o envio do vídeo para o YouTube ou salvamento local.

Completo e versátil
O CamStudio é um dos aplicativos de código aberto mais usados para a captura dos vídeos a partir do PC. Ele possui instalador apenas para o sistema operacional Windows. Por meio do programa, é possível salvar os vídeos no formato swf, pronto para ser adicionado em blogs e sites que permitam o armazenamento.

O programa permite alguns ajustes para torná-lo mais personalizado, como alterar o comportamento do cursor do mouse e até mesmo ocultá-lo. Tudo vai depender de qual é o objetivo do screencast que está sendo gravado. O CamStudio também possui uma versão portátil, que pode ser levada em qualquer pen drive ou cartão de memória.

Para publicar em redes sociais
O Jing é um programa para geração de screencast que pode ser instalado no sistema operacional Windows e também no Mac OS X. Embora o programa possua uma versão comercial – com mais recursos –, a sua versão gratuita não deixa a desejar no que diz respeito a funcionalidades básicas. Também é possível adicionar elementos gráficos e observações em pequenos textos. O ponto forte do programa está na facilidade de publicar os screencast no Twitter, Facebook, Flickr ou efetuar um FTP para caso o site possua uma hospedagem que permita o envio de conteúdo por esse protocolo.

Existem outras ferramentas comerciais para a a criação de screencast como o Adobe Captivate ou o Camtasia Studio, que também permitem a instalação nos sistemas operacionais Windows e Mac OS X. Para usá-los, é possível obter versões gratuitas de demonstração nos sites dos seus desenvolvedores.

Por Ronaldo Prass - Especial para o G1*
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.