NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá sedia encontro sobre Lei Específica para a Bacia do Rio Guaió
PRÓXIMA NOTÍCIA
Luan Santana encerra 32ª festa junina de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/06/2016 | Cidade
Conheça Nicolas, escritor de realismo fantástico aos 14 anos
Conheça Nicolas, escritor de realismo fantástico aos 14 anos Depois de publicar seu primeiro livro, Nicolas deu uma palestra sobre sua experiência. Foto: Divulgação
Depois de publicar seu primeiro livro, Nicolas deu uma palestra sobre sua experiência. Foto: Divulgação
Morador de Mauá, o garoto participou de uma antologia e já se prepara para as próximas

Nicolas Santos tem 14 anos e em muitos aspectos se comporta como um garoto de sua idade: estuda, pratica esportes, gosta de videogame, gosta de teatro, fala “tipo” no início de algumas frases. Seria um carinha comum se fosse apenas isso, mas Nicolas é apaixonado por literatura e participou recentemente de uma antologia com um conto de realismo fantástico e já se prepara para o próximo livro.

O conto A Disputa pela Esmeralda, foi escrito depois que a professora de português do Colégio Interação, onde Nicolas estuda, Taiane Gonçalves Dias, que também é escritora, alertou que contos estavam sendo selecionados para integrar o livro Nanquim, da Editora Andross. “Ele sempre demonstrou muito interesse e sempre se empenhou na escrita, é muito crítico. Então, como eu já tenho a experiência de ter nove participações em antologias, indiquei a mesma editora”, contou a professora. Organizado por Alfer Medeiros, o livro foi lançado no fim do ano passado trazendo contos de 64 autores, entre eles um menino de 13 anos, com a cabeça cheia de sonhos e ideias, além de um lindo cabelo black power.

O lançamento foi uma experiência inédita para Nicolas. “Foi muito legal, tinha muita gente diferente. As pessoas ficavam meio assustadas quando me viam no meio dos autores. A professora Taiane ficou muito emocionada, comprou vários livros.” A professora sorteou os livros na classe depois, contou, ao acrescentar que os colegas de escola acham curioso ter um amigo escritor. "Ver o meu aluno autografando um livro seu, foi a minha maior conquista, foi ali que vi que meu trabalho teve um verdadeiro resultado", lembrou Taiane.

Os colegas de classe se envolveram mais com a literatura quando passaram a acontecer as rodas de leitura. Com orientação da professora Taiane Dias, uma vez por semana os estudantes se reúnem para ler e trocar ideias. “Por causa das rodas de leitura muitos colegas passaram a perceber que a leitura e a escrita podem ser muito divertidas”, contou.
Círculo de Leitores aproxima estudantes da Literatura

A “Roda de Leitura” é chamada pela professora Taiane de “Círculo dos Leitores”. “O aluno pode escolher entre mais de 300 títulos, sendo clássicos ou literatura moderna, quando completam a leitura nos reunimos e conversamos sobre as características da obra, é uma forma de desenvolver a formação crítica literária do aluno”, explicou. Para Barbara Carvejani, também aluna de Taiane e participante dos encontros literários, o Círculo dos Leitores é uma maneira de passar conhecimento, novas histórias e aventuras. “Também é um jeito legal de trabalhar em grupo. Nos próximos círculos teremos o café literário para criar um ambiente mais aconchegante”, anunciou.

É assim que Nicolas vê a literatura, para muito além das atribuições escolares, escrever é uma atividade prazerosa e uma maneira de dar vazão a sonhos. Literalmente falando! “Tenho um conto escrito do qual me orgulho muito, vou me dedicar a ele pro resto da vida. É sobre um garoto da Escócia, muito quietinho, que vê a cidade ser destruída e resolve reconstruí-la do seu jeito, a partir de seus valores”, revelou. “Essa história surgiu em um sonho.”

Para gostar de ler

Quando Nicolas fala sobre a inspiração para seus contos, é perceptível o uso de um vocabulário muito rico. Mas nem de longe parece um pequeno gênio ou uma criança prodígio, é um menino com todo jeito de menino, mas que se expressa perfeitamente e nos deixa a clara impressão de ser um leitor costumas. De acordo com a mãe de Nicolas, Kelen Cristina Silveira Santos, tanto ela quando o companheiro, pai de Nicolas, têm o hábito de ler, e isso pode ter contribuído para o apreço do garoto pelos livros.

“Para a criança gostar de ler, os pais têm que gostar também. Têm que ler para os filhos. E na escola isso também deve ser incentivado”, sugeriu Kelen, que também é mãe de Bianca, de 7 anos, e que no dia da entrevista carregava um livro debaixo do braço, Cúmplices de um resgate.

Orgulho nerd

Entre as referências literárias de Nicolas estão autores de Steam Punk, como Julio Verner, e séries como Percy Jackson. Também entram em suas preferências mitologia grega e romana. Quando perguntado se pretende seguir com a carreira de escritor, Nicolas reconhece que ainda é cedo para decidir. “Quero continuar escrevendo, mas como hobbie, vou tentar me formar em letras. Ser escritor no Brasil não é nada fácil...”, disse, o garoto, que além do hobbie literário faz judô e gosta de navegar no YouTube em canais de truques de mágica, cinema e entretenimento nerd. “Me orgulho do fundo do coração de ser nerd. Eu sou nerd! Nerd até o fim!”

O próximo conto estará na antologia de contos dramáticos Perdoe-me, que será publicada pela Editora Illuminare. Para conhecer os escritos de Nícolas acompanhe seu blog.

Por Marina Bastos - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.