NOTÍCIA ANTERIOR
Mais de 1,3 mi carros devem deixar São Paulo no feriado da República
PRÓXIMA NOTÍCIA
Tempo começa a mudar a partir da tarde deste sábado
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/11/2013 | Geral
Congestionamentos encurtam o feriadão
Congestionamentos encurtam o feriadão Congestionamento na via Anchieta nesta sexta-feira. Foto: Fabiano Ibidi
Congestionamento na via Anchieta nesta sexta-feira. Foto: Fabiano Ibidi
No sistema Anchieta-Imigrantes, Operação Subida começa na noite deste sábado e retorna às 12h de domingo

Ir para a praia pode ter representado um drama que durou até 12 horas para muita gente que deixou o ABCD e a Capital rumo à Baixada Santista e litorais Sul e Norte de São Paulo. O congestionamento na via Anchieta e rodovia dos Imigrantes começou ainda na noite de quinta-feira (14/11) e só aumentou durante a madrugada de sexta-feira (15/11), já em pleno feriado da Proclamação da República. O movimento de veículos só começou a ficar menos intenso por volta das 16h.

Tanto na Anchieta como na Imigrantes, durante a manhã de sexta, a gigantesca fila de veículos ia praticamente desde a Capital até a Baixada Santista. Viajantes saíram de ônibus da Capital na noite de quinta-feira (14/11), em direção a Caraguatatuba, e durante a manhã de sexta-feira (15/11) não haviam conseguido descer a serra pela rodovia dos Tamoios. Outro deixou o ABCD às 23h de quinta e só chegou às 6h em Peruíbe.

Bom humor - Apesar do congestionamento, o clima dos viajantes era de descontração e bom humor graças ao sol que prometia uma boa recepção ao fim da jornada. Ao contrário do que se pensa, a maioria estava na estrada desde cedo, como a família do analista de sistema Jones Teixeira Barbosa, 31 anos, que saiu de Pirituba ainda de madrugada, às 4h30. “Temos poucas oportunidades como essa e quando temos é preciso aproveitar”, destacou.

O grupo alugou uma casa na Praia Grande e já estava preparado para o trânsito carregado. “Antes de sair de casa, pesquisamos as condições do trânsito na internet e já sabíamos o que nos esperava”, afirmou Barbosa. No meio da manhã, a expectativa da família era chegar ao destino por volta das 12h. “Ainda poderemos aproveitar a praia”, animou-se.

Acostamento - Na tentativa de fugir do tráfego carregado, muitos motoristas se aventuravam no acostamento, que em alguns momentos da manhã desta sexta se transformou na quinta pista da Imigrantes. Outros viajantes aproveitavam as sombras proporcionadas pelos viadutos, no km 25 da Imigrantes, para parar, fazer xixi, trocar fraldas dos bebês ou mesmo esticar as pernas. “Paramos porque meu filho não conseguia se segurar para ir ao banheiro”, revelou a bancária Marina Branco, 32 anos.

Por volta das 10h, a família de Marina seguia da Capital também para a Praia Grande, onde possuem uma casa. “Estamos na estrada desde as 7h, mas o trânsito não me desanima”, garantiu. Por outro lado, seu marido não estava muito satisfeito com a lentidão. “Por ele, teríamos ficado em casa, mas acho que em feriados temos que aproveitar e descontrair”, argumentou a bancária.

A volta – Para facilitar o retorno à Capital, a Ecovias, concessionárias das duas rodovias, deve implantar a operação subida (2×8) já no sábado (16/11) à noite, por volta das 21h. No domingo (17/11), a operação voltará a ser montada a partir das 12h e deve se estender até o início da madrugada de segunda-feira (18/11). Nesse período, a descida é realizada apenas pela pista sul da Anchieta, num total de duas faixas, enquanto a subida é feita pelas duas pistas da Imigrantes e a pista norte da Anchieta, num total de oito faixas. A Ecovias estima que cerca de 365 mil veículos sigam sentido Litoral neste feriado.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.