NOTÍCIA ANTERIOR
Billings registra morte de peixes em Rio Grande da Serra
PRÓXIMA NOTÍCIA
Limitação para vacinas gera confusão em UBS
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/02/2017 | Setecidades
Confirmado terceiro caso de febre amarela
Confirmado terceiro caso de febre amarela Foto: Denis Maciel/DGABC
Foto: Denis Maciel/DGABC
A Prefeitura de São Bernardo divulgou ontem que o caso suspeito de febre amarela atendido na rede pública do município, mas sendo o paciente morador de outra cidade, foi confirmado como positivo. A pessoa (que não teve sexo nem idade informados) vive em Diadema e tinha viajado para Minas Gerais, Estado que detém o maior número de ocorrências da doença.

Na terça-feira, Diadema já havia confirmado que outros dois moradores, que também estiveram em território mineiro, tinham sido infectados – um menino de 11 anos e um homem de 60 – , mas já estão curados. A cidade não informou se pretende reforçar o trabalho de conscientização sobre a imunização para quem for viajar às áreas de risco.

Balanço do Ministério da Saúde, divulgado ontem, consta que os Estados notificaram à Pasta 857 casos suspeitos da doença. Do total, 667 permanecem em investigação, 149 foram confirmados (sendo 134 em Minas Gerais) e 41, descartados. Dos 135 óbitos notificados, 52 foram confirmados, 80 ainda são investigados e três foram descartados.

O Estado de São Paulo tem a confirmação de quatro casos e três óbitos.

A situação tem causado alarde na população, que está indo em massa às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em busca de vacina. Em janeiro, em cinco das sete cidades (exceto Diadema, que não computou os números, e Rio Grande da Serra, que não retornou os pedidos de informações), 6.995 pessoas foram imunizadas.

Em Santo André, por exemplo, onde a média era de 190 vacinações contra febre amarela por mês, o número passou para 120 por dia, tendo aplicado no mês passado 2.193 doses (a maior quantidade de aplicações entre as cidades que informaram os dados).

Segundo o Ministério da Saúde, desde o início deste ano a Pasta tem enviado doses extras da vacina aos Estados que estão registrando casos suspeitos da doença, além de outros localizados na divisa com áreas que tenham notificado casos. No total, 7,5 milhões de doses extras foram enviadas para cinco Estados: Minas Gerais (3,5 milhões), Espírito Santo (1,7 milhão), Bahia (900 mil), Rio de Janeiro (700 mil) e São Paulo (700 mil).

A infectologista Andreia Maruzo Perejão ressalta que a vacina da febre amarela é indicada somente às pessoas que viajam às áreas de risco – dez dias antes do embarque – ou que moram nestas áreas. “Não deve ser usada em massa, já que tem efeitos colaterais. É uma vacina de vírus vivos e não cabe em algumas situações, como imunodeprimidos, seja por doença ou por uso de medicação imunossupressora, crianças menores de 6 meses, mulheres amamentando e idosos maiores de 60 anos, além de pessoas que têm alergia a ovo (há presença de proteínas).” Os efeitos colaterais mais comuns são febre, sintomas gripais e dor de cabeça, geralmente do quarto dia após tomar a vacina até o décimo dia.(colaborou Matheus Angioleto)

Alta procura deixa Mauá sem a vacina

Assim que iniciou o expediente ontem, às 8h, a UBS (Unidade Básica de Saúde) São João, no Jardim Maringá, em Mauá, atendeu dezenas de pessoas que foram ao local apenas em busca da vacina contra a febre amarela, segundo funcionários. Por volta das 11h, quando a equipe do Diário esteve na unidade (onde a imunização ocorre às quartas-feiras), cartazes informavam que não havia mais doses disponíveis. Uma munícipe que irá viajar para Minas Gerais foi até o equipamento de Saúde pedir informações, foi comunicada que deveria apresentar ao posto passagem da viagem, para comprovar que necessita ser imunizada. Os funcionários não souberam dizer quando o estoque será reposto.

Às quintas-feiras, a vacinação na cidade é feita na UBS Jardim Zaíra 2, que tem previsão de ser reabastecida ainda hoje para atender à demanda.


A aplicação de vacinas na região acontece de maneira revezada entre algumas unidades de Saúde. Hoje, em Diadema, o atendimento é feito na UBS Paineiras, a partir das 13h.

Em Santo André, as UBSs Centro, Utinga e Vila Luzita vacinarão das 13h às 17h.

O morador de São Bernardo pode procurar a vacina hoje na UBS Ferrazópolis, das 14h às 18 h. Em São Caetano, o Centro de Saúde Manoel Augusto Pirajá Silva, no bairro Santo Antônio, e o Atende Fácil, no Centro, dispõem da vacina.

Por Vanessa de Oliveira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.