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DATA DA PUBLICAÇÃO 08/05/2017 | Tecnologia
Confira os tipos de e-mail marketing que podem gerar bons resultados para o seu negócio
Fundamentais para aprofundar o relacionamento com leads e acompanhar a jornada de compra dos prospects e clientes, as campanhas de e-mail marketing, quando realizadas de forma eficaz, conseguem aumentar bastante o retorno sobre investimento.

De acordo com um levantamento da plataforma All In Marketing Cloud, apenas com campanhas automatizadas de e-mail marketing é possível aumentar o ROI em até 30%.

Tipos de e-mails marketing

Newsletter

Costuma ser o primeiro conteúdo relevante enviado por e-mail marketing para listas de possíveis consumidores. Essa interação ocorre porque o visitante do site solicitou o recebimento de informações da empresa.

Na hora de criar conteúdo para newsletter, é preciso ter em mente que a lista de pessoas que irá receber esse tipo de e-mail marketing é muito variada. Pode conter de internautas curiosos sobre determinado produto ou serviço a pessoas que já estão determinadas a realizar a compra (mas estão ainda procurando a melhor oferta ou custo/benefício).

Como os consumidores em potencial estão em diferentes etapas do funil de vendas, a melhor estratégia é entregar um conteúdo diversificado que apresente não só notícias, mas também novidades e informações interessantes sobre a empresa. Para mensurar se sua newsletter está trazendo resultados positivos, é importante analisar as seguintes métricas:

● Quantidade de pessoas que recebeu esse tipo de e-mail marketing
● Taxas de abertura
● Taxas de cliques (CTR)

E-mail Promocional

Esse tipo de e-mail marketing serve para o envio de ofertas de produtos ou serviços. Uma estratégia eficaz de e-mail marketing tem como base a segmentação. Dessa forma, ela aumenta as chances de conversão ao informar os destinatários certos sobre as promoções relevantes no momento adequado.

Por exemplo: se um cliente acaba de comprar um guarda-roupa no seu e-commerce, a chance de ele adquirir outro no dia seguinte é praticamente nula. Mas, isso pode ser um indício de que o internauta está redecorando o quarto. Dessa forma mandar ofertas de camas e outros móveis de dormitório pode incentivar uma recompra.

E-mail Transacional

Esse tipo de e-mail marketing é um diferencial quando o assunto é atendimento de uma empresa. A estratégia é utilizada após uma ação do internauta e por esse motivo ele está aguardando um retorno de seu e-commerce. Ou seja, é uma comunicação mais do que desejada pelo destinatário. Confira alguns exemplos de e-mails transacionais:

● E-mail de boas-vindas ou de agradecimento
● E-mail informando que seu pedido já está na transportadora
● E-mail com link para troca de senha
● E-mail com protocolo de atendimento

Uma dica importante é aproveitar esse conteúdo útil que você irá enviar ao internauta para mostrar produtos relevantes em promoção e assim incentivar uma nova compra. Ou até mesmo um material educacional sobre um serviço de interesse dele.

A importância da automação de marketing nas estratégias de e-mail marketing

É um recurso indispensável para segmentar de forma eficaz suas listas. A automação de marketing possibilita que você envie o e-mail certo na hora certa para os destinatários certos. E ainda facilita a parte de preparação do target nas diferentes etapas do funil.

Com a automação de marketing, por exemplo, um lead que recebe recompensa digital (e realiza download dela) começa a receber outras informações relevantes complementares. Ao chegar no fundo do funil, o prospect poderá receber uma ligação da sua equipe de vendas, que irá realizar a conversão de forma mais simples e com muito menos objeções.

Existem plataformas completas para marketing de relacionamento que oferecem automação de marketing. É o caso da All In Marketing Cloud, por exemplo, que permite que o cliente aproveite todas as oportunidades com o recurso Marketing Automation. O serviço é capaz de aumentar conversões em até 45%.

Por allin
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