NOTÍCIA ANTERIOR
Rua atrasa limpeza de piscinão em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
LBV - 62 anos de amor ao próximo
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/12/2011 | Cidade
Confira as ações para a área Chafic/Macuco em 2011
Objetivo é minimizar situações de risco e orientar moradores; Prefeitura desenvolve projeto para urbanização da área, autorizada pela Justiça este ano

A Prefeitura de Mauá está desenvolvendo uma série de ações para os moradores da área do Chafic, incluindo o morro do Macuco, no Jardim Zaíra. Além de planejar a urbanização de todo o território, a administração busca envolver a comunidade em programas que garantam maior segurança – inclusive no período de chuvas – e melhor qualidade de vida para todos.

O projeto para a urbanização da área entrou em estudo este ano, após a Justiça ter autorizado intervenções no local, sem prejuízo da ação que busca responsabilizar os proprietários originais do terreno. Todo o Chafic ainda é uma área particular, que devia ter sido dotada de infraestrutura antes de ter sido loteada como foi nos anos 1970. A ação continua, mas a Prefeitura, paralelamente, desenvolve um estudo para urbanizar o território, com recursos R$ 2,34 milhões oriundos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.

Para toda a cidade, incluindo o Chafic/Macuco, a Prefeitura contratou o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para levantar as áreas de risco de acordo com o grau de classificação, apontar soluções e indicar possíveis fontes de financiamento. O projeto tem investimento de R$ 300 mil, também oriundos do PAC.

Em novembro, a Prefeitura de Mauá inaugurou o Complexo Integrado de Serviços Sociais na área do Chafic/Macuco, reunindo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CASE (Centro de Ações Socioeducativas) e Unidade de Saúde. Mauá ingressou no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e todo o cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade no bairro é feito in loco, de maneira integrada ao sistema.

A Prefeitura também está realizando – por meio de programas como o Minha Casa Minha Vida ou de convênios com os governos Estadual e Federal) – a construção de mais de mil unidades habitacionais na cidade. A prioridade será para as famílias em áreas de risco, inclusive as do Chafic/Macuco.

Desde dezembro de 2010, a Prefeitura realizou mais de 200 demolições e interditou, total ou parcialmente, mais de 700 moradias no Chafic/Macuco. Mais de 300 famílias foram inseridas no programa Bolsa Aluguel.

A Prefeitura ainda criou um Núcleo de Defesa Civil (Nudec) no Jardim Zaíra, onde estão inseridos o morro do Macuco e a área do Chafic. O Nudec é composto por 50 pessoas, que foram treinadas para atuar em caso de atenção ou desastre, sob coordenação da Defesa Civil do município, agregada, agora, à Guarda Municipal.

A cada 15 dias, a administração também desenvolve, na área, serviços sociais em forma de mutirão, na chamada Ação Integrada. Todas as atividades envolvem orientação sobre o período de chuvas, medidas de emergência e acesso aos programas sociais, além de atendimentos de saúde, orientação profissional e atividades recreativas.

A Prefeitura de Mauá está à disposição do DGABC para prestar esclarecimentos e informações sobre esta e quaisquer pautas que sejam realizadas.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.