NOTÍCIA ANTERIOR
Centros públicos têm 172 vagas de emprego cadastradas nesta semana
PRÓXIMA NOTÍCIA
Supermercado em shopping é tendência no Grande ABC
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/10/2016 | Economia
Confira 10 dicas para comprar com segurança na Black Friday
Confira 10 dicas para comprar com segurança na Black Friday As dicas servem tanto para compras pela internet, quanto para lojas físicas do comércio. Foto: Marcos Santos/USP Imagens
As dicas servem tanto para compras pela internet, quanto para lojas físicas do comércio. Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Dia de promoções está a um mês de ser realizado neste ano por lojistas físicos e virtuais

A um mês do dia dedicado às promoções, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico elaborou uma cartilha para comprar com segurança na Black Friday deste ano realizado no dia 25 de novembro. O coordenador do comitê de varejo online da entidade, Leandro Soares, faz o principal destaque aos consumidores.

“Uma das primeiras recomendações é pesquisar e comparar preços do item desejado antes e durante o evento. E isso vale tanto para as lojas virtuais quanto para as lojas físicas”, afirmou.

Confira abaixo as 10 principais dicas para se dar bem ao realizar as compras:

Verifique se o site da loja exibe endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal. Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra. Alguns sites não possuem essas informações por conta das políticas da empresa ou formato de comercialização, como é o caso de marketplaces. As lojas com o selo Black Friday Legal 2016 já passaram por essa checagem;

Pesquise sobre a reputação da loja ou site que você escolheu. O Procon traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados.

Verifique se o produto desejado faz parte da promoção. As lojas virtuais não são obrigadas a colocar todos os seus produtos na promoção. Em vez disso, selecionam alguns itens de seu portfólio. Se a indicação não estiver visível ao selecionar o produto desejado, tente tirar sua dúvida com a loja por meio dos canais de contato disponibilizados no site.

Consulte os sites que facilitam a comparação de preços, produtos e serviços. Eles são excelentes fontes de informação e estão constantemente atualizados.

Tenha antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso às suas informações.

Evite utilizar computadores públicos para as compras, a fim de garantir maior segurança dos seus dados. Lembre-se de que é possível comprar pelo smartphone ou tablet, além do computador convencional.

Use sites que tragam serviços de pagamento de renome.

Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por http:// e o cadeado está ativado (ícone visualizado em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.

Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de finalizar a compra. Se tiver dúvidas, entre em contato com a loja para saná-las.

Guarde todas as informações e e-mails referentes à compra, como número do pedido, confirmação de pagamento e código de rastreio do envio.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.