NOTÍCIA ANTERIOR
Crise favorece algumas profissões
PRÓXIMA NOTÍCIA
Preço dos produtos da ceia de Natal pode variar até 58,63%, diz Procon-SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/12/2008 | Economia
Concursos têm 104 mil vagas para 2009
Quem almeja entrar no serviço público pode se animar. Para o ano de 2009 estão previstas pelo menos 104.979 vagas a serem preenchidas em órgãos públicos, isso sem contar as instituições que lançarão concursos para cadastro de reserva.

Entre os principais concursos estão os da Receita Federal, que aguarda autorização do Ministério do Planejamento para preencher 5.290 vagas, de níveis Médio e Superior, e o da Polícia Federal, que já teve 2.000 vagas de Nível Superior aprovadas pelo Senado.

Além disso, a Polícia Rodoviária Federal recebeu aval da Presidência da República para abrir concurso para 3.000 vagas de policial rodoviário, que passou a exigir Nível Superior de escolaridade.

O Banco Central também aguarda autorização do Ministério do Planejamento para lançar concurso para cargos de níveis Médio e Superior.

Em São Paulo, a Secretaria de Estado da Educação divulgou que 75 mil vagas de professores serão preenchidas no ano que vem. O Ministério da Educação recebeu autorização para preencher 3.826 vagas para professores e técnicos administrativos.

Segundo o Ministério do Planejamento, para 2009, o Projeto de Lei Orçamentária Anual prevê concursos públicos, ainda não anunciados, para até 26.570 postos de trabalho, englobando as áreas de seguridade social, educação e esportes, com 20.228 vagas, e também a substituição de terceirizados, com 19.423. Ou seja, 45.993 vagas devem ser abertas, caso sejam aprovadas pelo Congresso Nacional, segundo o secretário de Gestão, Marcelo Viana.

Estudo - Para concorrer a uma das oportunidades de carreira pública, os interessados devem começar a estudar o quanto antes. "As vagas são extremamente concorridas e exigem conhecimentos específicos da área de interesse do candidato. Por isso, há necessidade de estudo antecipado", conta o professor de curso preparatório para concursos, Silvio Abreu.

Depois de inúmeras tentativas, o técnico do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) Jonas Silva Oliveira, conseguiu o posto almejado. "Perdi as contas de quantas vezes fiz provas para concursos públicos. Mas a minha determinação não me deixou desistir. Finalmente consegui ser aprovado para trabalhar na Previdência Social", conta orgulhoso.

Estudante do último ano de Direito, Lucas Beraldi já se decidiu, não vai parar de estudar enquanto não ingressar na carreira pública. "Eu quero trabalhar na Polícia Federal, é um sonho e não importa quantas vezes tenha que tentar, sei que vou conseguir". (Com agências)

Por Michele Loureiro - Diário do Grande ABC / Foto: doutoraresponde.blogspot.com
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7709 dias no ar.