NOTÍCIA ANTERIOR
Supremo rejeita volta da obrigação de trabalhador pagar contribuição sindical
PRÓXIMA NOTÍCIA
CPI das OSs de Saúde miram SPDM e FUABC
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/07/2018 | Política
Concurso de São Bernardo tem 127 concorrentes por vaga
Concurso de São Bernardo tem 127 concorrentes por vaga Com 100 mil inscritos, certame pode ser comparado a vestibulares mais concorridos do Brasil. Foto: Denis Maciel/DGABC
Com 100 mil inscritos, certame pode ser comparado a vestibulares mais concorridos do Brasil. Foto: Denis Maciel/DGABC
Com quase 100 mil inscritos, o concurso público organizado pela Prefeitura de São Bernardo para preenchimento de 782 vagas de diversos setores pode ser comparado à disputa por cadeira nas mais concorridas faculdades do País. São 127 concorrentes para cada cargo disponibilizado. Segundo a administração de Orlando Morando (PSDB), foram 1,83 milhão de acessos à página do concurso no site da empresa organizadora em um período de um mês, ou seja, mais de 60 mil por dia. O processo seletivo é o maior organizado pela Fundação Vunesp entre as prefeituras neste ano.

As provas serão aplicadas no dia 26 de agosto, em locais a serem definidos e divulgados no site da Vunesp (www.vunesp.com.br).

Somente os cursos de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) mostraram média superior à do concurso público de São Bernardo neste ano. Enquanto na USP havia 136 vestibulandos por vaga, na Unicamp o número era de 279 concorrentes por cadeira.

Conforme a administração Morando, o cargo de analista de transportes tem a maior média de interessados: são 825 pessoas disputando um espaço de trabalho. Já a segunda ocupação com maior busca é a de assistente social, com 681 inscritos por vaga.

O objetivo principal do concurso público de São Bernardo é preencher a lacuna de quadros técnicos que se aposentaram ao longo dos anos, além de ampliar a quantidade de profissionais em área de maior carência, como a GCM (Guarda Civil Municipal) e setores da Educação.

Com 100 funções disponibilizadas, o cargo de GCM (Guarda-Civil Municipal) acumulou 5.686 concorrentes, sendo 1.008 candidatas às 30 vagas exclusivas para mulheres e outros 4.678 interessados nas 70 destinadas aos homens. Com a maior remuneração (R$ 9.611), o cargo de procurador registrou 452 candidatos para ocupar nove vagas, 50 concorrentes por espaço.

“Tivemos total de 99.871 inscritos, o que representa um número muito expressivo. Isso pode ser atribuído ao longo período sem concursos públicos que a cidade ficou, principalmente para seleção de quadros técnicos. Sabíamos que a procura seria grande, mas sem dúvida superou nossas expectativas”, destacou Morando.

A Vunesp enalteceu o volume de pessoas interessadas no processo seletivo. “Foram quase 100 mil inscritos, bastante acima da média em relação aos que já fizemos”, disse a professora Rosa Maria do Carmo Condini, técnica de gestão de concursos e vestibulares da Fundação Vunesp.

A expectativa é a de que parte das contratações aconteça gradativamente, conforme a demanda. As admissões terão impacto mensal de R$ 2 milhões na folha de pagamento do Paço.

Por Daniel Tossato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.