NOTÍCIA ANTERIOR
Microsoft lança versão de testes do Internet Explorer 9
PRÓXIMA NOTÍCIA
iPad já canibaliza 50% das vendas de notebooks em loja americana
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/09/2010 | Informática
Computação móvel se apronta para o ''teclado sem teclas''
Uma empresa iniciante israelense lançou um sistema que tem por objetivo facilitar a computação móvel ao permitir que os usuários digitem usando teclas invisíveis, em lugar de um teclado que tipicamente ocupa boa parte da tela.

A SnapKeys define sua tecnologia como "teclado sem teclas" e fechou acordo com a Philips Electronics a fim de comercializar o produto, disseram dirigentes da empresa.

A SnapKeys e a Philips dividirão a receita ao meio.

"Existe um problema fundamental na inserção de dados em aparelhos móveis," disse Benjamin Ghassabian, presidente-executivo da SnapKeys, à Reuters. "Teclados foram criados para aparelhos fixos, não móveis. E telas não deveriam servir para inserção de dados, e sim para exibição."

Ele afirmou que o desenvolvimento do teclado sem teclas demorou 10 anos.

O sucesso do Apple iPad, que Ghassabian acredita ser mais um produto de entretenimento que um computador, demonstra que as pessoas desejam aparelhos mais portáteis. Há cerca de 40 companhias se preparando para colocar computadores tablet à venda, disse.

"O mercado está avançando na direção de computadores móveis, o que explica os tabletes," disse Ghassabian.

A SnapKeys, financiada por quatro milhões de dólares em capital privado, e a Philips começaram a fazer contato com os principais fabricantes de computadores e aparelhos portáteis, quanto ao uso do teclado sem teclas.

"Estamos em fase de fechamento de acordos. Serão precisos alguns meses para que cheguemos ao mercado", disse Ghassabian, acrescentando que o sistema funciona em todos os aparelhos com sistemas operacionais Windows, Symbian e Android.

O teclado tem quatro teclas invisíveis, duas de cada lado da tela do aparelho, e cada qual abarca seis ou sete letras. Há outras teclas para números, pontuação e símbolos.

A localização das teclas aparece na tela inicialmente, mas a empresa acredita que os usuários logo decorarão a posição e dispensarão a imagem. Os usuários digitam com os polegares, e o sistema prevê as palavras.

Por Steven Scheer - Folha Online - Reuters, em Jerusalém
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7730 dias no ar.