NOTÍCIA ANTERIOR
Empresa de Ronaldo pode dar onsultoria a Kaká, Pato e Anderson Silva
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ronaldo alerta que Copa de 2014 ''não pode ter erros'' e se diz ''disponível'' a ajudar Dilma
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/12/2010 | Esportes
Compromissos com a seleção pode deixar Neymar fora de um terço dos jogos do Santos
Principal jogador do Santos e maior esperança na luta pelo terceiro título da Libertadores, Neymar pode desfalcar o time em um terço da próxima temporada para defender a seleção brasileira.

Como o atacante será presença certa nas convocações de Mano Menezes, ficará fora de 32% a 38% das partidas do clube, dependendo do desempenho do time no Paulista e na Libertadores.

O número de jogos pode ir de 63 - se for eliminado na primeira fase das duas competições - a 77 - se for finalista do Estadual, vencer o sul-americano e se classificar para o Mundial de Clubes.

A ausência do jogador já será sentida em janeiro. Neymar se apresenta amanhã ao técnico Ney Franco para a preparação da seleção sub-20 que disputará o Sul-Americano da categoria no Peru.

O torneio, que dá duas vagas nos Jogos de Londres-2012, começa em 16 de janeiro e termina no dia 12 de fevereiro. Isso deixará o atacante fora das oito primeiras rodadas do Paulista. Pior: a última partida do campeonato de base é três dias antes da estreia do Santos na Libertadores, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela.

Depois, em março e junho, existem quatro datas reservadas para amistosos da seleção principal, que impediriam Neymar de jogar na 16ª rodada do Paulista e na terceira partida do Brasileiro. Se o Santos chegar à semifinais da Libertadores, ele pode ficar fora da partida de volta.

Ainda em junho, a seleção se reunirá na preparação para a Copa América, disputada entre os dias 2 e 24 de julho. Contabilizados os dias de treinamentos anteriores à competição, Neymar ficaria mais de um mês longe.

Esse período coincide com eventuais finais da Libertadores e com sete rodadas do campeonato Nacional.

No segundo semestre, serão outros sete amistosos, todos em datas em que também estão programadas partidas do Brasileiro.

"Esse é o grande gargalo do futebol brasileiro, que não concilia os interesses da CBF com o dos clubes", reclama o diretor de futebol do Santos, Pedro Nunes Conceição.

Assim como não se opôs a participação de Neymar no torneio sub-20, o clube não deve criar empecilhos para a participação do jogador na seleção. Mas espera que haja bom senso nas convocações.

"O Santos tem um diálogo bom com a confederação e, em situações de jogos decisivos, nós entendemos que a prioridade será nossa", acredita Nunes Conceição.

"Mas estamos montando um elenco para o ano todo e, se precisar, vamos repor [a ausência de Neymar] com gente do próprio elenco."

Por Leonardo Lourenço - Folha Online, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.