DATA DA PUBLICAÇÃO 29/07/2010 | Veículos
Comprar um carro usado pode custar quase o mesmo que um zero km
O que vale mais a pena: comprar um carro novo ou usado? Por causa das taxas de juros, um carro usado pode custar quase tanto quanto um novo. Isso porque a taxa de juros do seminovo é mais alta. De acordo com os especialistas, na hora de escolher entre um carro novo ou usado é preciso fazer outra conta. Colocar na ponta do lápis as despesas com IPVA, emplacamento e seguro. E só depois decidir.
Um carro popular 2009, por exemplo, vendido em 60 parcelas e taxa de 1,82% ao mês, no final, sai por R$ 37,3 mil. Já o modelo 2010 tem prestações suavemente maiores, porém, com juros mais baixos. Por isso, o financiamento vai ficar só R$ 1,6 mil mais caro, custando em média R$ 38,9 mil.
Pagar em muitas vezes encarece, e todo mundo já sabe disso. Mesmo assim, em uma concessionária, 60% dos clientes preferem parcelar a compra. “Ele acaba fazendo isso, porque cabe dentro do orçamento dele. Então, por isso, a tendência maior de financiamento”, aponta a gerente de vendas Ana Maria Junqueira.
Comprar um seminovo financiado pode custar quase o mesmo preço de um zero quilômetro também parcelado. É que a taxa de juros para o carro usado é mais alta do que a aplicada no financiamento de um novo.
Em outra revenda, o gerente de negócios Márcio Davanso confirmou: o cliente que optar por um veículo 2009, por exemplo, vai pagar mais juros do que aquele que escolher a versão 2010. “Tem alguns fatores que vão fazer diferença. Eu acho que o principal deles é a própria inadimplência, mas também a própria desvalorização que o carro sofre com os anos”, declara.
“Aquele veículo novo, evidentemente, oferece uma garantia maior, porque vai começar ainda a sofrer desgaste, enquanto que o outro tem um desgaste, por exemplo, de um ano todo. Então, o problema do bem dado com garantia é que explica a diferença de taxa”, ressalta o economista José Dutra Vieira Sobrinho.
Um carro popular 2009, por exemplo, vendido em 60 parcelas e taxa de 1,82% ao mês, no final, sai por R$ 37,3 mil. Já o modelo 2010 tem prestações suavemente maiores, porém, com juros mais baixos. Por isso, o financiamento vai ficar só R$ 1,6 mil mais caro, custando em média R$ 38,9 mil.
Pagar em muitas vezes encarece, e todo mundo já sabe disso. Mesmo assim, em uma concessionária, 60% dos clientes preferem parcelar a compra. “Ele acaba fazendo isso, porque cabe dentro do orçamento dele. Então, por isso, a tendência maior de financiamento”, aponta a gerente de vendas Ana Maria Junqueira.
Comprar um seminovo financiado pode custar quase o mesmo preço de um zero quilômetro também parcelado. É que a taxa de juros para o carro usado é mais alta do que a aplicada no financiamento de um novo.
Em outra revenda, o gerente de negócios Márcio Davanso confirmou: o cliente que optar por um veículo 2009, por exemplo, vai pagar mais juros do que aquele que escolher a versão 2010. “Tem alguns fatores que vão fazer diferença. Eu acho que o principal deles é a própria inadimplência, mas também a própria desvalorização que o carro sofre com os anos”, declara.
“Aquele veículo novo, evidentemente, oferece uma garantia maior, porque vai começar ainda a sofrer desgaste, enquanto que o outro tem um desgaste, por exemplo, de um ano todo. Então, o problema do bem dado com garantia é que explica a diferença de taxa”, ressalta o economista José Dutra Vieira Sobrinho.
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