NOTÍCIA ANTERIOR
Avenida Lauro Gomes deve ser inaugurada até o dia 18
PRÓXIMA NOTÍCIA
Obra deixará 75 mil sem água em Diadema
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/05/2012 | Setecidades
Complexo de São Bernardo faz descarte correto de lâmpadas
Na era do ecologicamente correto, o Complexo Hospitalar de São Bernardo-Fundação do ABC fez seu dever de casa. Lote com 2.278 lâmpadas fluorescentes foi processado por empresa especializada em trituração e descontaminação de lâmpadas, a Bulbless, por meio de descontaminação portátil que separa todos os componentes do produto, como vidros, alumínio e o perigoso mercúrio. Após o processo de descaracterização, os resíduos receberam destinação final ambientalmente adequada, podendo, inclusive, ser utilizados em reciclagem.

Outra vantagem desse serviço é a redução de custo com deslocamento das lâmpadas e a diminuição de riscos de acidentes ambientais durante o transporte. As lâmpadas foram armazenadas adequadamente durante sete meses e trituradas dentro do próprio Complexo, que reúne Hospital Municipal Universitário (HMU), Hospital de Ensino Anchieta (HE) e Pronto-Socorro Central, co-geridos pela FUABC.

“O descarte correto das lâmpadas já é realizado há alguns anos no Complexo. Entretanto, a escolha por um serviço portátil possibilitou maior rapidez, eficácia e segurança no processo”, explica o Gerente de Unidade do Complexo Hospitalar, João Bosco de Souza Meneses.

Lâmpadas fluorescentes geram resíduos perigosos que compõem um dos mais problemáticos passivos ambientais. São produtos que economizam energia, mas o problema aparece na hora de jogá-las no lixo. Por conterem mercúrio, uma substância tóxica, precisam ser descartadas em local apropriado para não contaminar pessoas e meio ambiente. No entanto, não há política pública de coleta desse tipo de material e os consumidores acabam descartando no lixo comum, como explica Carmen Nascimento, do blog Sustentável Mundo Novo.

A escolha da empresa responsável pelo descarte dos hospitais de São Bernardo passou por avaliação criteriosa da Fundação do ABC. “A Bulbless atendeu às nossas necessidades, além de disponibilizar laudo técnico”, completa o gerente João Bosco Meneses. A cada processo, a empresa, sediada no Vale do Paríba, emite Certificado de Destinação Final de Resíduos, que garante a responsabilidade do cliente, com comprovação do destino correto dos resíduos e atendimento às normas e legislações em vigor.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7729 dias no ar.