NOTÍCIA ANTERIOR
Dell apresenta notebook destinado a pequenos empresários
PRÓXIMA NOTÍCIA
Organização negocia penalidades por downloads ilegais de música e filmes
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/04/2009 | Informática
Complemento de Firefox permite adicionar novas funções a sites
Se você anseia por melhorias em um site que visita frequentemente, nem sempre precisa esperar que elas sejam implementadas: o complemento gratuito Greasemonkey, para Mozilla Firefox, permite adicionar novas funcionalidades a sites, remover elementos indesejados e mudar o visual deles.

Dá para fazer os resultados do Google aparecerem em duas colunas ou deixar maiores as fotos dos seus amigos no Orkut, por exemplo.

Para instalar o Greasemonkey, abra o Firefox, clique em Ferramentas e escolha Complementos. Na aba Adicionar, faça uma busca por Greasemonkey. Localize-o e clique em Adicionar ao Firefox. Você deve reiniciar o navegador para concluir a instalação.

As modificações nos sites são feitas por meio de scripts, criados por desenvolvedores do mundo todo. Para instalá-los, acesse userscripts.org e faça uma busca pelo nome de um site (Facebook, por exemplo). Quando localizar um script de seu interesse, clique em Install.

No canto inferior direito do Firefox, surgirá o ícone do Greasemonkey, um macaquinho. A partir dele, você pode gerenciar os scripts instalados ou desabilitar o complemento.

Uma boa pedida é o complemento auxiliar Greasefire, que facilita a localização de scripts.

Depois de instalar o Greasefire, o ícone do macaquinho ganhará um fundo colorido quando você entrar em um site para o qual existam scripts. Ao clicar nele com o botão direito, haverá uma opção informando o número de scripts disponíveis para aquele site (340 scripts available, por exemplo).

Clicando nesse item, surgirá uma janela a partir da qual é possível instalar os scripts e listá-los por popularidade.

Um problema comum no uso do Greasemonkey é quando há mudanças no desenho de uma página, os scripts podem parar de funcionar até que uma nova versão seja lançada pelo criador do script ou por outra pessoa, já que o complemento é baseado em código aberto.

Há uma edição para Internet Explorer (www.gm4ie.com), mas sua última versão data de 2006 e há poucos scripts disponíveis. Uma alternativa mais abrangente para usuários do navegador da Microsoft é o IE7Pro (www.ie7pro.com).

Por Rafael Capanema - Folha Online / Foto: Reprodução
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.