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DATA DA PUBLICAÇÃO 17/04/2010 | Setecidades
Compensação do Rodoanel chega a R$ 93 mi em São Bernardo
Depois de muita negociação, prefeitura de São Bernardo e Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), empresa responsável pela obra do trecho Sul do Rodoanel, chegaram a um acordo sobre o valor a ser pago como compensação ambiental ao município. O montante fixado ficou em mais de R$ 93 milhões. Anteriormente, a concessionária oferecera R$ 23 milhões.

“O acordo era para ter sido assinado há um bom tempo, desde o início das obras, mas não concordávamos com os valores. É incomparável a diferença da quantia e, ainda assim, assino achando que merecíamos mais, já que o município tem uma importante participação no orçamento do Estado e da União. Só que chegou um momento em que as negociações não avançavam mais”, disse o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. Os representantes do Dersa não compareceram ao encontro para sacramentar o valor da medida reparadora.

Pelo documento assinado, as duas entidades precisaram trabalhar em conjunto para consolidar ações que serão implementadas para amenizar os danos causados à infraestrutura e ao meio ambiente por conta da via de 58 km e que demandou quase R$ 5 bilhões do governo do Estado para ficar concluído.

A secretária de Transportes e Vias Públicas da cidade, Patrícia Veras, destacou que o acordo também prevê o ressarcimento financeiro de futuros impactos não previstos no projeto inicial do Rodoanel. “Depois do levantamento junto aos moradores do entorno, conseguimos elaborar questões relevantes e necessárias conforme a demanda que nos foi apresentada. Agora, nosso papel é acompanharmos a execução desses procedimentos, pois tudo o que for desenvolvido deve ser aprovado pela administração municipal”, comentou a titular da pasta

Em São Bernardo, os bairros que mais precisaram de recuperação são Jardim da Represa, Parque Imigrantes, Parque Los Angeles e Royal Parque. No convênio constam intervenções de recuperação e sinalização das vias nos trechos utilizados nesses bairros como caminho de serviço para a obra, além da instalação do parque da Represa Billings. O órgão deve executar os trabalhos até outubro de 2011.

Medidas – Apesar dos muitos questionamentos sobre a eficiência da compensação ambiental por conta do Rodoanel, o governo estadual elaborou uma extensa lista de reparação ao meio ambiente. Ao todo, são 26 programas para preservar a flora, fauna e patrimônio arqueológico das áreas onde o trecho Sul está inserido, região de Mata Atlântica cheia de mananciais protegidos por lei.

A administração estadual estima que seja gasto R$ 525 milhões (mais de 10% do valor do empreendimento viário) somente para recuperação dos danos causados pela obra. Os locais que receberão as principais intervenções foram discutidos em 13 audiências públicas, realizadas durante cinco anos.

Por Estação Notícia - Redação
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