NOTÍCIA ANTERIOR
Câmera voadora da Band cai no set de ''A Fazenda'', da Record
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chris Brown desiste de show no Canadá e festival inteiro é cancelado
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/08/2013 | Cultura
Companhia de Danças em parceria internacional
Companhia de Danças em parceria internacional Foto: Marina Brandão/DGABC
Foto: Marina Brandão/DGABC
É em clima descontraído, com todos sentados em roda, trocando ideias, que a Companhia de Danças de Diadema dá os primeiros passos do trabalho que desenvolve em conjunto com o bailarino e coreógrafo norte-americano Bill Young. Mas esse clima de descontração só veio depois de o grupo passar toda uma manhã dançando a todo o vapor.

“Dançamos exaustivamente”, diz Young ao Diário, no segundo dia de trabalho com os brasileiros em Diadema. “Agora fizemos uma pausa para falar com os bailarinos sobre ideias. Eles dão algumas sugestões e depois dançamos para criar algumas cenas em cima dessas ideias”, conta o simpático artista.

Fundador da companhia Bill Young & Dancers, em Nova York, o bailarino já ministrou aulas em universidades, além de ter participado de diversos festivais.

Após passar pelo Brasil em 2012 para turnê, deu aula para os bailarinos de Diadema. Do encontro veio um papo despretensioso com Ana Bottosso, diretora da companhia, durante um almoço. E então veio de ambas as partes a sugestão de um trabalho em conjunto que, naquele momento, ficou no ar.

Ana conta que Young está dando os primeiros passos para criar uma obra para a Companhia de Danças de Diadema. Acompanhado pela parceira, a coreógrafa Colleen Thomas, Young diz que o desejo é descobrir a individualidade dos bailarinos para a criação. “A dança não é só para os bailarinos. O que eles são é que se torna a dança” diz. Animada com o trabalho, Colleen revela que “trabalhar dessa forma mostra novos e diferentes movimentos corporais.”

“Esses bailarinos estão cheios de entusiasmo para fazer esse trabalho. É como se mergulhassem fundo na água. Dessa forma a criação fica fácil para nós”, conta Young. Os dois ficam no País por três semanas para terminar o trabalho, que deve ser apresentado em seguida – ainda não há data confirmada.

Brincalhões e até arriscando algumas palavras em português, Young e Colleen se adiantam e pedem para que a diretora conte dos planos futuros. “Diga que a companhia pode ir para Nova York para se apresentar”. Ana, com um grande sorriso, confirma.

“Vamos para lá sim, acho que em janeiro. Queremos apresentar esse trabalho lá e começar outro com eles. Mas precisamos de patrocínio para que isso dê certo”, fala Ana, que reforça aviso aos bailarinos da região que queiram acompanhar os ensaios que acontecem às 9h às segundas, terças, quintas e sextas no Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300). “Caso alguém queira participar, será muito bem-vindo”, completa.

Por Vinícius Castelli - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.