NOTÍCIA ANTERIOR
Ministra francesa pede desculpas por comentários sobre Nutella
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nova estação requer cuidados com a saúde
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/06/2015 | Saúde e Ciência
Como superar a preguiça? Encontre prazer nas tarefas do dia a dia
Falta de tempo, falta de dinheiro, o frio, o calor...

Quando a preguiça fala mais alto, fica difícil fazer alguma coisa.


Quem procura uma desculpa sempre acha. Falta de tempo, falta de dinheiro, o frio, o calor... Quando a preguiça fala mais alto, nada supera. Mas como fugir da preguiça, das desculpas? A principal dica do Bem Estar nesta sexta-feira (19) é: seja mais forte que as suas desculpas! Para ajudar a entender a preguiça, convidamos o consultor e médico do esporte Gustavo Magliocca e a neurocientista Carla Tieppo.

O frio é um dos primeiros no ranking da preguiça e das desculpas. Do ponto de vista fisiológico é absolutamente normal a gente sentir preguiça para levantar do quentinho da cama. No frio, nossos vasos ficam mais contraídos, os músculos ficam mais tensos e o corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Ele precisa repor a energia, por isso aumenta a nossa fome. Mas também tem uma boa notícia para quem se exercita no frio: o corpo gasta mais energia, ou seja, o gasto calórico é maior.

Em tempos de produtividade, metas, a preguiça é um defeito de caráter. Entretanto, o ócio também ajuda a despertar a nossa criatividade e é importante para a saúde da mente, lembra o psiquiatra Daniel Barros. O problema é quando a preguiça toma conta e nos impede de agir.

A dica é sempre lembrar quais são os benefícios. Tá com preguiça de cozinhar? Pense no aroma, no sabor da comida fresca, que isso pode motivar. Tá com preguiça de ir à academia? Mas e o bem-estar que ela proporciona ao corpo e mente? Nosso cérebro está sempre avaliando as nossas ações em termos de custos e benefícios.

O melhor jeito de superar a preguiça é começar. Um bom truque é não pensar na tarefa inteira que você tem pela frente. Quem consegue se focar só na primeira parte do que tem para fazer sente menos preguiça. Daí já é meio caminho andado. Também é importante enfrentar os obstáculos que tiram o foco. Internet, telefone, frio, chuva... tudo pode virar desculpa para deixar alguma tarefa para depois.

Motive-se! A preguiça é falta de motivação. Por isso, encontre prazer nas tarefas do dia a dia. Só gostando do que a gente faz que a gente vai conseguir deixar a preguiça para trás de uma vez por todas!

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.