NOTÍCIA ANTERIOR
Motociclistas podem fazer check-up grátis de motos na Marginal Tietê
PRÓXIMA NOTÍCIA
''Irmão'' do Evoque, Range Rover Velar custará a partir de R$ 291 mil no Brasil
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/05/2017 | Veículos
Como saber se chegou a hora de trocar o pneu do carro
Como saber se chegou a hora de trocar o pneu do carro Como saber se chegou a hora de trocar o pneu do carro
Como saber se chegou a hora de trocar o pneu do carro
Os momentos mais propícios para trocar um pneu são quando ele fura ou fica careca, certo? Errado! O pneu é um item muito mais importante do que a maioria dos motoristas acha que é. Pneus são as estruturas responsáveis pelo contato do veículo com o chão. Para que o seu automóvel chegue ao seu destino sem nenhum problema no percurso, é preciso que os pneus estejam em boas condições - e isso vai um pouco mais além do fato de eles estarem inteiros.

Além da questão da segurança, ter os pneus em bom estado também é uma providência a ser tomada para manter o veículo longe das “exigências” das vistorias. Nesse caso, é preciso que eles apresentam sulcos com mais de 1,6mm na banda de rodagem do pneu e não haja nenhum desgaste irregular. Também não é permitido utilizar pneus diferentes no mesmo eixo.

Pneus: Veja os sinais de que é preciso trocar

Tire Wear Indicator

Os pneus já vêm de fábrica com um indicador de desgaste, o Tire Wear Indicator. Essa estrutura, feita em borracha, fica localizada entre os sulcos dos pneus. Ela possui 1,6mm de altura (não por acaso a mesma altura indicada pelo Detran). Abaixo desse nível, o pneu perde aderência ao solo e torna-se instável. Quando o desgaste atinge o TWI, é chegada a hora da troca.
Desgaste irregular ou acentuado

Desgastes irregulares podem ser causados por problemas no alinhamento ou na suspensão do veículo. Dependendo do nível desse desgaste, mesmo realizando um reparo no veículo não será possível continuar utilizando os mesmos pneus.

Laterais inchadas

Quando os pneus apresentam superfície inchada, com aparência de bolhas, isso pode significar que ele sofreu danos no quadro interno rígido. Pneus neste estado representam um risco, já que a integridade da sua estrutura foi prejudicada. Ao dirigir um veículo com pneus inchados nas laterais, o motorista se expõe ao perigo de explosões ou falhas súbitas.Portanto, é preciso substituí-los imediatamente.

Tempo de uso

Independentemente do estado em que os pneus se encontram, é recomendado substituí-los no período entre 6 e 10 anos. Na dúvida, verifique o manual do usuário do seu jogo de pneus. Em locais de clima quente, os pneus costumam envelhecer mais rapidamente.

Ressecamento

Se o pneu apresentar um aspecto ressecado, significa que a borracha se desfazendo. Pneus neste estado podem acabar se soltando da cinta de aço, comprometendo a segurança e provocando danos ao veículo.

Resolvi trocar os pneus. E agora?

Lembra do manual do fabricante? É nele que constam todas as informações que você precisa saber para escolher o pneu correto. Alguns veículos possuem um adesivo informativo na porta do motorista ou no porta luvas. Você também pode consultar um profissional, em uma loja especializada em pneus de confiança, para saber qual é a melhor opção.

Depois de verificar qual é o tipo de pneu mais adequado, você ainda poderá optar entre pneus novos ou pneus Remold, que são uma alternativa mais barata, porém de alta qualidade.

Em relação às marcas, existe uma imensa gama de opções. Desde importadas como Maxxis, Wanli, Achilles, BFGoodrich e Dunlop até nacionais como Goodyear e Pirelli, existem pneus para todo o tipo de necessidade e bolso.

Por Gilson Pneus
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7679 dias no ar.