NOTÍCIA ANTERIOR
NSA monitorou comunidades de jogos on-line, diz jornal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pacotão: internet via Android, ligações protegidas e perfis falsos
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/12/2013 | Informática
Como evitar que a conta no Facebook seja hackeada
Frequentemente os leitores da coluna Tira-dúvidas de tecnologia tem relatado problemas em seus perfis no Facebook devido a supostas invasões por hackers. Em muitas ocorrências o acesso indevido nem sempre ocorre por conta da ação de criminosos digitais que desejam roubar as informações do proprietário do perfil.

Nessa coluna serão apresentadas dicas sobre como proteger o perfil no Facebook e minimizar o risco de ter a página invadida por hackers.

Os erros mais comuns

Embora seja uma realidade enfrentada por milhões de usuários do Facebook, ter um perfil acessado indevidamente nem sempre é o resultado da ação de um hacker. Basta um pequeno descuido para que pessoas não autorizadas tenham acesso à pagina, como por exemplo – deixar o usuário e senha salvos no navegador de internet.

Mesmo que seja um recurso que tem como finalidade facilitar a vida do usuário, é comodidade que proporciona a oportunidade de que qualquer pessoa acesse os dados do perfil sem precisar realizar nenhum procedimento. A solução é simples, jamais deixe marcada a opção “manter-me conectado” e recusar a opção de salvar a senha oferecida pelo próprio navegador. Essa recomendação é válida para qualquer controle de acesso de sistemas na internet (e-mail, blog, perfil em rede social).

Existem pequenos programas que podem ser instalados com o objetivo de capturar tudo aquilo que for digitado no computador. Esse tipo de programa, também conhecido como keylogger, pode servir para que o proprietário do equipamento acompanhe discretamente tudo aquilo que é realizado no PC. Mas também pode servir como um meio malicioso de se obter os dados sigilosos do usuário. Para evitar que programas assim sejam instalados, o ideal é sempre manter instalados contar programas de segurança, além de evitar emprestar o computador com um usuário que permissões administrativas conectado no sistema.

Incluindo recursos de segurança adicional

O próprio Facebook oferece configurações adicionais para aumentar a segurança do perfil, para habilitar essas configurações clique (aqui). Será exibida a página de configuração de segurança e listados os seguintes itens:

– Navegação segura: habilitando essa opção, o acesso à página será feito sempre que for possível usando um protocolo criptografado (https). Para habilitá-lo, clique em Editar, e após marque a opção Quando possível, navegue no Facebook usando uma conexão segura, e após, salve as alterações.

– Notificações de login: por meio desse serviço, sempre que a conta for acessada em um computador desconhecido ou um dispositivo móvel, é enviada uma mensagem ao dono do perfil. O mecanismo conta com a possibilidade de notificação por meio do envio de e-mail ou de mensagem de texto. Para habilitar as notificações, clique em editar, marque os métodos de notificações conforme achar mais apropriado e após salve as alterações.

– Aprovações de login: por meio desse recurso, quando habilitado, é preciso informar um código de segurança que será enviado por SMS para o número de celular cadastrado no perfil quando a conta estiver sendo acessada por um navegador desconhecido.

– Senhas de aplicativos: é possível gerar senhas para aplicativos que têm o acesso permitido ao perfil. Porém, aprovações de login não irão funcionar para o Xbox, Spotify e Skype. Para o restante de aplicativos, basta clicar em Editar> Gerar senhas de aplicativos, informar o nome do aplicativo e clicar em Gerar senha. Após alguns instantes será exibida a nova senha destinada ao aplicativo informado.

– Sessões ativas: esse item exibe a localização, data, hora e os dados do navegador que acessou ou que permanece conectado no Facebook. É uma opção muito útil para verificar o histórico de navegação. Para encerrar a sessão, basta clicar em Encerrar atividade.

Além de habilitar as configurações adicionais, é recomendável evitar clicar em links desconhecidos que forem postados, se for habilitar algum jogo ou aplicativo para o Facebook, é recomendável pesquisar sobre a sua origem, antes de permitir que ele acesse as configurações do perfil. E principalmente, evitar senhas óbvias como data de aniversário, nome do animal de estimação, nome de algum conhecido.

Se tratando de segurança, é impossível haver um sistema inviolável, mas seguindo essas dicas, é possível diminuir a probabilidade de ter o perfil invadido.

Por Ronaldo Prass - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.