NOTÍCIA ANTERIOR
Bandidos são presos dentro de poço após roubarem 125 celulares em SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Como escolher a melhor máquina de lavar roupas ideal para você
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/07/2017 | Geral
Como descobrir qual a potência ideal na hora de comprar um ar condicionado para sua casa
É comum na hora de comprar o ar condicionado que o consumidor foque apenas na quantidade de BTUs que o aparelho apresenta. Entretanto são vários os fatores que influenciam na eficiência do ar condicionado, tais como: potência do aparelho (BTUs), tamanho do ambiente, número de pessoas que habitam o ambiente e até a incidência solar. Ignorar esses elementos pode levar a uma frustração na hora de usar o aparelho. Logo, saber relacionar essas características torna-se fundamental na hora de escolher o aparelho de ar condicionado.

Antes de qualquer coisa é preciso entender bem o que são os chamados BTUs e porque eles são tão importantes para precisar qual o aparelho indicado para determinado ambiente. BTU é a sigla para British Thermal Unit, ou seja, Unidade Térmica Britânica. Essa é a nomenclatura usada para definir qual será a potência de refrigeração do seu ar condicionado. Um BTU é a quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água em 0,56 ºC.

Um aspecto que não deve deixar de ser analisado é como fatores externos podem influenciar no desempenho do ar condicionado. Por exemplo, é frequente as pessoas não considerarem a incidência solar de cada ambiente. Uma casa em que certo cômodo, devido a sua posição, acaba recebendo um longo período de raios solares, dificilmente a potência calculada como ideal será suficiente para climatizá-lo se este ponto não for levado em consideração.

Outro erro que se percebe muito é não levar em conta o número de pessoas que utilizam o espaço. Um ar condicionado de 12.000 BTUs terá uma eficiência diferente se no cômodo ou ambiente estiverem poucas ou muitas pessoas, esse equívoco é notado principalmente em ambientes comercias. Isso explica na grande maioria das vezes, principalmente em locais quentes, a pouca eficácia da climatização em prédios comerciais. É provável que ao escolher os locais do ar condicionado, tenham colocado na equação somente a relação espaço/BTUs.

Para descobrir, basta considerar que para cada metro quadrado do cômodo onde será instalado o aparelho são necessários 600 BTUs, e que para cada pessoa no espaço deve-se somar 600 BTUs. Nesse conceito, um quarto com 18 m² onde normalmente dormem duas pessoas, por exemplo, um ar-condicionado 12.000 BTUs é a opção ideal que garantirá o melhor desempenho em climatização.

O cálculo é feito da seguinte forma
:
• Para cada metro quadrado, multiplica-se por 600 BTU;
• Cada pessoa adicional soma 600 BTU (a primeira pessoa não é contabilizada);
• Cada equipamento eletrônico soma 600 BTU - Ex.: Uma sala com 20m² para três pessoas com dois computadores: 20m² x 600 BTU + 1200 BTU (duas pessoas, pois a primeira não conta) + 1200 BTU (dois computadores) = 14400 BTU.

Observações
*Se o cômodo ficar diretamente exposto ao sol o aconselhado é considerar 800 BTUs para cada medida.
*Não é recomendado usar aparelhos abaixo da potência indicada. Em alguns casos, isto pode trazer problemas para o equipamento, aumentando custos com manutenção e consumo de energia, além de demorar mais para gelar o ambiente.
* As estimativas acima são usadas para a altura do pé direito tradicional de 2,5 metros. Se seu teto possui altura superior a isso, você vai aumentar o nível de BTU.

Por gazinshop
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6233 dias no ar.