NOTÍCIA ANTERIOR
Ceoldo terá de unir o PV em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá indica dois terrenos para construção de campus da UFABC
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/04/2009 | Cidade
Comissão de deputados ressalta discriminação da saúde em Mauá
Em audiência pública no Hospital Nardini, parlamentares pedem atenção do Estado.

A pressão de deputados estaduais para convencer o governador José Serra (PSDB) a auxiliar os problemas da saúde de Mauá, principalmente no Hospital Nardini, teve o primeiro evento público, nesta quinta-feira (16/04). Em audiência pública no próprio Nardini, com a presença do secretário de Saúde Paulo Eugenio Pereira, deputados adotam o discurso de preconceito do Estado com a região que engloba Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Três deputados compareceram ao evento: Donisete Braga (PT), Vanderlei Siraque (PT) e José Candido (PT). A deputada Vanessa Damo (PV) enviou um representante por falta de agenda. De acordo com Siraque, o problema é gerado pela falta de políticas públicas. “Essa região faz parte do governo do Estado e não está sendo atendida”, disse ele, que afastou a possibilidade de o Estado discriminar Mauá por conta das diferenças partidárias, entre o prefeito Oswaldo Dias (PT) e o governador José Serra (PSDB).

Idealizador da comissão, Donisete promete ampliar o debate para que o Estado custeie parte da funcionalidade do Hospital. “As emendas parlamentares que conseguimos são necessárias para reforma do Nardini”, disse Donisete. No entanto, o Nardini custa em média R$ 5 milhões por mês aos cofres da Prefeitura. “A secretária de Saúde municipal não tem condições de manter esse funcionamento”, completou.

Como proposta de resolução, os parlamentares sugerem que a gestão do Nardini seja feita pelas três esferas competentes; União, Estado e Município. De acordo com o secretário de Saúde, os recursos transferidos pelo governo federal representam apenas um mês de manutenção.

Luta – A Prefeitura de Mauá já tentou diversas vezes estadualizar o Nardini, mas teve os pedidos negados pelo Estado. Outra reivindicação da Região, foi a construção do terceiro Hospital Regional do ABCD, que atenderia a região que o Nardini atende, também negado pelo Estado. A vinda de uma AME (Ambulatório Médico de Especialidades) para Mauá ainda está em negociação com o Estado e corre o risco de ser direcionado a Santo André.

Por Gustavo Pinchiaro - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.