NOTÍCIA ANTERIOR
Festejo nordestino apresenta história cultural em São Caetano
PRÓXIMA NOTÍCIA
Elton John volta ao Rock in Rio mais à vontade em noite de veteranos
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/09/2015 | Cultura
Começa o Rock in Rio (#partiurock)
Começa o Rock in Rio (#partiurock) Foto de divulgação
Foto de divulgação
Shows memoráveis com performances inéditas testemunhadas por batalhão de fãs. Claro que se trata do Rock in Rio, um dos maiores eventos de música do mundo, que hoje começa a comemoração de seus 30 anos. No line-up tem, entre outras bandas, Queen, One Republic, The Script e tributo ao 30º aniversário do festival com o comando de Dinho Ouro Preto. No primeiro fim de semana ainda rola Metallica, Rod Stewart e Elton John (veja a agenda completa abaixo). No próximo, os fãs vão ver de perto nomes como System of a Down, Queens of the Stone Age, Slipknot, Faith no More, Rihanna, Sam Smith, Katy Perry e A-Ha.

Segundo pesquisa realizada pelo site Festival Fling, o Rock in Rio é o oitavo maior do mundo e o principal latino-americano. O evento nasceu em 1985 idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina, visando ser a principal ‘celebração’ de rock do mundo. Desde então foram 16 edições e só feras subiram no palco, como Iron Maiden, AC/DC, Yes, Ozzy Osbourne, além dos saudosos Cazuza, Cássia Eller, entre centenas de outros.

Depois do sucesso conquistado na primeira edição – mais de 1 milhão de pessoas passaram pela Cidade do Rock em dez dias de show –, a segunda edição, em 1991, foi realizada no Maracanã, com alcance de 700 mil aficionados por música, que viram Guns N’ Roses, Prince, Faith No More. O show com mais pagantes foi o do grupo norueguês A-Ha: nada menos do que 198 mil pessoas.

Após dez anos inativo, o Rock In Rio retornou em 2001, porém, com capacidade de público diária de 250 mil pessoas e diversas tendas com outros ritmos musicais. Pregando a ideia de um mundo melhor, o evento recebeu, entre outros nomes, Iron Maiden, Guns N’Roses, Foo Fighters e Neil Young. Mais de 1 milhão de pessoas assistiram aos 160 artistas em sete dias de festa. Após sete anos em terras estrangeiras, em 2011, voltou à sua cidade natal, retornando à Europa em 2012. Em 2013, passou novamente pelo Rio, coroando os 595 mil fãs com apresentações de Beyoncé, Metallica, Bruce Springsteen, entre outros.

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, 88% de quem esteve na edição 2013 queriam voltar neste ano. Ficou com vontade de ir? Só se for na próxima edição (provavelmente em 2017). Não há ingressos há meses. Mas ainda há esperança: o canal pago Multishow vai transmitir as 80 horas de shows ao vivo. A cobertura começa hoje, a partir das 14h, com a abertura dos portões: #partiurock.

O QUE VAI ROLAR
Hoje

Rock In Rio 30 Anos (19h)
The Script (21h)
One Republic (22h30)
Queen Adam Lambert (0h)

Amanhã
Gojira (19h)
Royal Blood (21h)
Mötley Crüe (22h30)
Metallica (23h59)

Domingo
Paralamas do Sucesso (19h)
Seal (21h)
Elton John (22h30)
Rod Stewart (23h59)

Informações oficiais estão no site: rockinrio.com.

O que ficam são as histórias
Não há um ser que tenha acompanhado um Rock in Rio que não tenha uma história para contar. Mais do que enlouquecer com os artistas no palco, o público volta da Cidade do Rock com bons momentos na bagagem.

O jornalista andreense Vladimir Ribeiro, 36 anos, nunca se esqueceu do que viveu na edição 2001. Tudo marcou. “Na época, eu e um amigo éramos estudantes. Compramos passagens de ônibus ida e volta em Santo André e fomos. Vimos o show do Iron Maiden e, em seguida, pegamos ônibus até a rodoviária local e voltamos para São Paulo. O que ficam são histórias. Foi noite memorável, valeu a pena”, conta.Ribeiro dá ainda mais detalhes sobre sua experiência de ver de perto uma de suas bandas favoritas. “Foi um dos grandes shows da minha vida, acabei até participando da gravação de CD deles ao vivo”, gaba-se.

O comerciante Jean Lazare Gantinis, 55, também pode se vangloriar. Ele participou da edição de estreia do festival e tem suas impressões sobre o evento. “Acredito que por ser o primeiro, estava meio desorganizado. Como tinha chovido, o chão era barro puro e tinha muita gente. Não tinha conforto para ninguém, mas o som estava legal e é o que importa. Foi muito bacana”, conta. Gantinis conseguiu acompanhar os shows de AC/DC, Scorpions, Ozzy Osbourne, Whitesnake e Pepeu Gomes. “É aventura que vale a pena. Além disso, o Rock in Rio foi abertura para o pessoal lá de fora conhecer o potencial do Brasil.”

DE MALAS PRONTAS
O casal Camila Rocha e Thiago Furlan, ambos de 24 anos, está prestes a fazer hat-trick (quando jogador de futebol marca três gols em única partida): eles foram nas edições de 2011, 2013 e estão contando os minutos para a edição deste ano. “O Rock in Rio sempre estará em nossas mentes. Lá pudemos conhecer novas pessoas, bandas, lugares. O melhor é poder vivenciar esta experiência ao lado de quem se ama”, conclui Camila.

TOP 5
1 – 1985:
O coro em Love Of My Life, do Queen e a reação emocionada de Freddie Mercury ao presenciar o ato.

2 –1985: Cazuza cantou a música Pro Dia Nascer Feliz com a Bandeira Nacional, simbolizando a redemocratização brasileira.

3 – 1981: A primeira apresentação do Guns N’ Roses no Brasil.

4 – 1991: O evento inovou ao levar o Carnaval à Cidade do Rock com a escola de samba Mangueira durante show de Lobão.

5 – 2001: A campanha Por Um Mundo Melhor inspirou abertura do festival ao silenciar mais de 3.500 emissoras de rádio e TV do Brasil por três minutos.

Elegeu seus melhores momentos do festival? Conta para a gente aí nos comentários abaixo. Na DGABC TV você também vê entrevista com a banda Capela, que vai representar a região no evento.

Por Rodrigo Mozelli - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.