NOTÍCIA ANTERIOR
Siri quis valorizar bumbum em revista masculina
PRÓXIMA NOTÍCIA
Festa Italiana atrai famílias e adolescentes em São Caetano
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/08/2007 | Cultura
Começa Festa Italiana em São Caetano
Por um mês, tudo na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no bairro Fundação, vai lembrar a chegada das 28 famílias italianas em São Caetano, há 130 anos. Começa neste sábado a 15ª edição da Festa Italiana da cidade. A decoração tradicional, toda em verde, vermelho e branco. São 20 barracas com pratos típicos: de mortadela a macarronada. Para animar, apresentações musicais. A entrada é gratuita.

A festividade ocorre todos os fins de semana de agosto, a partir das 18h. Os preparativos começaram na segunda-feira: montagem das barracas e do palco, bandeirinhas prateadas, faixas de recepção, iluminação e parte elétrica. Mas não é só isso, nas cozinhas das 20 entidades assistenciais que irão manter as tendas, o trabalho também é pesado.

Preparativos - “Tem muita gente fazendo os molhos e as massas”, contou o colaborador da Instituição Assistencial Espírita Lar Bom Repouso, Roberto Carricondo. Na banca da entidade, já foram preparados mais de 30 kg de molho de tomate.

Cada entidade é responsável por uma barraca, que terá nome de uma região da Itália. A arrecadação vai para cada entidade. “O dinheiro será utilizado na melhoria da escola e compra de materiais pedagógicos”, disse a agente de organização escolar, da EE Edgar Alves da Cunha, Lourdes Aparecida Corrêa Agostino.

Tão tradicional quanto a festa é a participação desta escola. “Desde a primeira edição, estamos aqui e só tem melhorado”, conta Lourdes. Para atrair a clientela, ela aposta no espaguete com manjericão. Ou, em italiano: spaguetti al pesto. “É o mais procurado.”

Neste sábado, o show fica por conta do grupo Finestra Del Cuore. Neste domingo, Bonani Italian Show. A expectativa da Prefeitura de São Caetano é de um público de 7.000 pessoas por noite. Foi montado um esquema de segurança com cerca de 60 guardas municipais e um efetivo de policiais militares.

Pelo terceiro ano consecutivo, barracas ficam na rua

Pelo terceiro ano consecutivo, a Festa Italiana de São Caetano é feita na rua, em frente à Igreja Matriz, no bairro Fundação. “É uma volta às origens porque quando começou, há 15 anos, a festa era parecida com a de hoje, mais popular”, relembra Roberto Carricondo, que trabalha em uma das barracas desde a primeira edição.

Foi o crescimento e a popularidade da festa que levou as barracas para dentro do espaço que pertenceu às Indústrias Reunidas Matarazzo, a partir da quinta edição. Em 2005, a Cetesb (Companhia de Tecnologia em Saneamento Ambiental) constatou que parte da área estava contaminada por mercúrio. Por precaução, a Prefeitura da cidade decidiu que as barracas retornariam para a rua. O festejo, que já tinha 36 bancas, encolheu. Hoje são 20.

“Para a cidade, a festa é uma tradição. O fato de ser na rua não diminui a beleza”, comenta Júlia de Oliveira, presidente da festa e representante de uma das barracas.

Mas não é todo mundo que concorda. “Quando era dentro da Matarazzo, era melhor para trabalhar e cabia mais gente. Tinha mais família”, pondera Carricondo.

Por Cristiane Bomfim - Diário do Grande ABC / Foto: Fernando Dantas
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.